segunda-feira, 8 de julho de 2013

Opinião: um governo sem rumo


A manchete do Correio Braziliense, na 1ª página, em 2 de julho, e mais seis páginas, mostra a pressa com que a presidente Dilma quer fazer o plebiscito. E o Brasil? Indaga o Correio.

A reforma para fazer o plebiscito é a principal bandeira do Palácio do Planalto. Este escriba lembra que a presidente mudou de ideia em face das semanas de passeatas, no Brasil, contra o papel triste do governo Dilma, do PT, do PMDB e de outros aliados.
Para onde vamos? Seria o caso de esse governo, perdido no caminho, recorrer ao sistema de um aparelho simples, o GPS, em português, sistema de posicionamento global. O governo não sabe onde está.

Os jornalistas estão perplexos. Este escriba procurou ler o que disseram cronistas e jornalistas políticos, todos que lemos, no dia a dia, por serem pena de alto nível. Vejamos.

Dorrit Horazim aconselha políticos em apuros e recomenda: “Saiba tudo sobre seu adversário”. Guido Mantega diz que o governo não abrirá mão do compromisso e já está cortando despesas em vários ministérios. Ainda bem.

O ex-ministro Armínio Fraga sente o populismo no ar. Ele acha possível, mas difícil, especialmente diante dos acontecimentos, cumprir a meta fiscal. Ele lamenta o pecado de nossa política externa ser excessivamente terceiro-mundista.

João Ubaldo Ribeiro deu descanso ao Zecamunista, em Itaparica, mas pediu cuidado com Sebastião e usou, pela primeira vez, o “a”, chamando-a de presidenta, dizendo que ela amarelou e tem andado cada vez mais fugidia. Para saber o que fazer como “adolescenta”, abraçou Lula, em busca de seu apoio.

Por essas e por outras, o general Charles de Gaulle, ex-presidente da França, chegou à conclusão de que a política é coisa tão séria, que não devia ficar nas mãos de políticos. Ele disse isso referindo-se a Winston Churchill, que o ofendera, acusando-o de ser o peso-pesado da Cruz de Lorena, na França. Isso são trocas de tricas políticas. Eles que se entendam. Por Rubem Azevedio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário