O número de deputados que participam da sessão em plenário, na Assembleia Legislativa, é, quase sempre, bem menor do que a quantidade de presenças registradas no painel eletrônico da Casa. Nesta semana, o blog de Política do Diário do Nordeste registrou, diariamente, as presenças dos deputados em três momentos das sessões e sempre o número de presença em plenário era bem inferior ao número registro no painel eletrônico.
Na última quarta-feira, apesar da presença de médicos e estudantes de Medicina nas galerias do Legislativo, protestando contra a possível vinda de profissionais estrangeiros para trabalhar no Brasil, ter atraído muitos deputados ao plenário, logo após a saída dos manifestantes, o número de parlamentares no local ficou deveras reduzido.
Sob a presidência do 1º secretário, deputado Sérgio Aguiar (PSB), naquele dia os trabalhos foram abertos às 9h15, com apenas sete deputados em plenário, apesar de o painel eletrônico registrar que 19 deles deveriam estar em plenário, naquele momento. Com a chegada dos médicos às galerias, vários parlamentares começaram a se dirigir ao plenário, para participar das discussões sobre as reivindicações dos profissionais da Saúde. Às 10h, por exemplo, o número de deputados em plenário já era de 16, quantidade ainda menor do que as 24 presenças registradas no painel eletrônico.
A sequência de discursos em apoio às reivindicações dos médicos passou a atrair ainda mais deputados durante todo o 1º expediente da sessão. Se, às 10h, havia 16 parlamentares no plenário, às 11h, quando a discussão estava em seu "ápice", a reportagem contabilizou 21 deputados no local. No painel eletrônico, contudo, o número de presenças registradas (30), mais uma vez, era maior.
Com o fim do 1º expediente e o início da Ordem do Dia, os manifestantes passaram a deixar, aos poucos, as galerias de onde aplaudiam e vaiavam os diferentes discursos dos deputados. Coincidentemente ou não, o plenário da Casa também passou a se esvaziar, na medida em que os médicos e estudantes de Medicina deixavam à Assembleia. Ao meio dia, por exemplo, quando parlamentares se pronunciavam no 2º expediente, havia apenas sete deputados no local, apesar de o painel de presenças registrar que 34 deputados.
Indagados pela reportagem, a maioria justifica a ausência em plenário no período das sessões, alegando, quase sempre, que estão em seus gabinetes atendendo demanda de eleitores. Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário