quarta-feira, 5 de junho de 2013

Deputado Vasques Landim propõe criação da semana estadual de educação para motociclistas

No primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (05/06), o deputado Vasques Landim (PR) destacou o crescente número de acidentes envolvendo motociclistas. Falou também sobre seu projeto de lei nº 121/2013, que objetiva criar a Semana Estadual de Educação de Trânsito para Motociclistas no Estado do Ceará.

O parlamentar apresentou estatísticas que mostram uma situação preocupante. Em média, 25 pessoas morrem todos os dias no Brasil em decorrência de acidentes de motos. Além disso, entre 2008 e 2010, o número de mortes causadas por acidentes com motos cresceu 21%. De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve aumento de 113% nos custos de tratamento para os feridos em acidentes com motocicletas, passando de R$ 45 milhões, no período, para R$ 96 milhões em 2011.

Vasques Landim destacou ainda o fato de os números mostrarem que 27% dos acidentes com moto provocam mortes, diante de 13% nos acidentes com carros. Além disso, os acidentes com motociclistas são causadores do maior número de tetraplégicos e paraplégicos. De cada 100 mil brasileiros com sequelas de acidentes de motos, mais de cinco mil têm lesão medular.

O deputado atribui a situação à falta de educação e civilidade e ao aumento da frota, causado pela facilidade na compra de uma moto, devido ao baixo custo para manter o veículo. Ele destacou que o homem do campo trocou o cavalo e o burro pela moto, aumentando a incidência de acidentes no interior.

ALECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário