domingo, 19 de maio de 2013

Deputada Silvana critica contratação de médicos cubanos



Durante o primeiro expediente desta sexta-feira (17/05), a deputada Dra. Silvana (PMDB) fez pronunciamento repudiando a proposta que prevê a contratação de seis mil médicos cubanos sem que eles façam prova para revalidar o diploma no Brasil. A proposta tem sido amplamente debatida em todo o País e gerou intenso debate na Assembleia Legislativa do Ceará.

A deputada voltou a criticar as condições de trabalho e os salários dos profissionais da saúde que atuam no Interior e questionou por que os juízes vão trabalhar no Interior e os médicos não. Para a deputada, é preciso que se dê aos médicos os mesmos benefícios concedidos aos magistrados. Dra. Silvana cobrou qualidade no atendimento primário da população e disse que trazer esses médicos sem revalidação do diploma é uma forma de mascarar uma solução.

Em aparte, o deputado Heitor Férrer (PDT) afirmou que apenas 10% dos médicos cubanos que se submetem à prova de revalidação são aprovados. O deputado Ely Aguiar (PSDC) também reforçou as críticas, dizendo que em outros países essa proposta nunca seria aceita e que as regras de revalidação têm que ser respeitadas.

O deputado Antonio Carlos (PT), em aparte, discordou das posições dos colegas, lembrando que não há número suficiente de profissionais no País para atender a demanda. Mas concordou que deve haver uma prova para aferir a capacidade desses profissionais. O deputado Paulo Facó (PTdoB) também disse acreditar que faltam profissionais em número suficiente para atender a população, o que também foi defendido pelo deputado Roberto Mesquita (PV). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário