O procurador-geral do Banco Central (BC), Isaac Sidney Menezes Ferreira, fala nesta terça-feira (11), às 14h30, à comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto que cria o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte).
Os deputados Romário (PSB-RJ), Otavio Leite (PSDB-RJ) e Vicente Cândido (PT-SP) apresentaram requerimento convidando o presidente do BC, Alexandre Tombini, mas o banco indicou o procurador-geral para participar da audiência em seu lugar.
O convite surgiu a partir de notícia, publicada em fevereiro pelo jornal O Estado de São Paulo, de que o Banco Central acionou a Justiça para cobrar R$ 39,8 bilhões em multas de empresas e clubes de futebol.
Ainda não foi definido o local do evento.
Na quarta-feira (12), a comissão ouvirá o professor da Fundação Getúlio Vargas Pedro Trengrouse, também às 14h30, em plenário a definir.
Proforte
A proposta original do Proforte (PL 6753/13), apresentada pelo deputado Renan Filho (PMDB-AL), abre a possibilidade de que 90% das dívidas dos clubes esportivos com a União – a maior parte relativa a débitos com o INSS e a Receita Federal – sejam pagas por meio da concessão de bolsas a atletas e de investimento em infraestrutura esportiva.
Nos debates da comissão especial surgiram também propostas de criação de uma nova loteria, que teria sua arrecadação destinada ao saneamento financeiro dos clubes e à capitalização de um fundo para a formação de novos atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário