A deputada Fernanda Pessoa (PR) chamou atenção dos parlamentares, há pouco, para o declínio da indústria do caju. “Ano após ano, há perda sistemática de produtividade, que culminou com a quebra de mais de 60% da safra em 2010. No contexto da economia local, o setor enfrenta carência de investimento em inovação tecnológica, falta de verba e realização de diagnósticos paliativos”, alerta a deputada.
A parlamentar pede que os deputados se unam para solicitar à União mais incentivos para o setor. “Há pouco mais de duas décadas, o Estado do Ceará possuía 22 indústrias que realizavam o beneficiamento da castanha de caju e, atualmente, são apenas seis dessas empresas instaladas, podendo este quantitativo diminuir ainda mais, caso medidas urgentes e eficazes não sejam adotadas pelo Governo Federal”.
Ela ainda elogiou o senador Eunício Oliveira (PMDB) pela articulação para a aprovação do Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju), que foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
Blog Política

Nenhum comentário:
Postar um comentário