O mês de março reúne dois exclusivos feriados no estado do Ceará: 19 de março, onde é celebrado o dia do padroeiro São José, e 25 de março, que marca a data da abolição da escravidão no Ceará. Entenda cada um deles:
19 de março
No Ceará, a devoção a São José, considerado o padroeiro do povo cearense, é grande. Desde que foi declarado padroeiro do estado (Aquiraz, primeira capital do Ceará e responsável por escolher o santo como padroeiro), o povo cearense deposita nele suas esperanças de bom desempenho na estação chuvosa. Segundo a tradição cearense, se chover no dia 19 de março, o inverno vai ser generoso, o que é prenúncio de boa colheita e água para a lavoura.
25 de março
No dia 25 de março de 1884, o Ceará foi palco de um dos mais importantes movimentos abolocionistas em todo Brasil. Nesse ano, o Ceará tornou-se a primeira província a abolir a escravidão. Embora a data oficial seja 25 de março de 1884, alguns historiadores consideram que o evento ocorreu no dia um de janeiro de 1883, em frente à igreja Matriz, na Vila do Acarape, atual município de Redenção, quando foram entregues cartas de alforria aos 116 escravos ali existentes, na presença de José do Patrocínio e de outros abolicionistas. A iniciativa de tornar a data um feriado estadual veio de Lula Morais, que apresentou uma Emenda Constitucional aprovada em dezembro de 2011 pela Assembleia Legislativa do Ceará e promulgada com divulgação no Diário Oficial do Estado.Em 2013, a data foi decretada como feriado da Data Magna do Estado. Apesar da data possuir um caratér significativo, o feriado ainda é desconhecido por muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário