terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PSB discute seus rumos hoje


O presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos (PSB), comanda uma reunião com a cúpula socialista, hoje no Recife, para discutir estratégias e os próximos passos para a preparação da sua campanha para a Presidência da República. O encontro será restrito a um grupo de lideranças consideradas peças-chave para o projeto majoritário da sigla, como o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); o deputado federal Beto Albuquerque (PSBRS); o deputado federal Márcio França (PSB-SP); o secretário-geral nacional Carlos Siqueira; o vice-presidente Roberto Amaral; o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB); e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.
O encontro servirá para mapear a situação da legenda nos diversos estados e as estratégias para a formação de palanques. O principal entrave é a posição da ex-senadora Marina Silva (PSB). A Rede, liderada pela neossocialista, é contra alianças defendidas pelos socialistas em locais como São Paulo e Rio de Janeiro. A construção dos palanques estaduais é essencial para a sigla porque eles vão dar sustentação à candidatura de Eduardo Campos e as conjunturas deverão favorecer o projeto majoritário. A situação mais delicada é em São Paulo, onde o partido havia praticamente definido o apoio à reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB) com a possibilidade de espaço na chapa majoritária.
No encontro ainda serão discutidas questões como o lançamento do documento de referência com as diretrizes do programa de governo socialista. A previsão é que ele seja lançado até o dia 5 de fevereiro com um ato público em local ainda indefinido. A partir da conclusão do documento, os socialistas oficializarão com a Rede e os demais partidos aliados o posicionamento nos estados. A composição do núcleo duro da campanha presidencial e a previsão bruta do orçamento que o PSB contará para a disputa também serão debatidos na reunião de hoje.
Os encontros regionais do PSB junto com a Rede e PPS também serão alvo do debate. As reuniões serão realizadas nas cinco regiões e estão previstas para acontecer em Porto Alegre (fevereiro), Rio de Janeiro (março), Recife, Goiania e Manaus (abril).
Folhape

Nenhum comentário:

Postar um comentário