terça-feira, 4 de junho de 2013

Vasques Landim pede construção de gasoduto para região do Cariri

O deputado Vasques Landim (PR) pediu, durante o primeiro expediente da Assembleia Legislativa desta terça-feira (04/05), a implantação de um gasoduto na região do Cariri. “Quero lançar esse desafio às nossas lideranças políticas”, frisou.

O parlamentar lembrou que o processo de industrialização no interior do estado começou na “era Tasso”. “Antigamente as indústrias começavam a florescer nos quintais. Hoje, através da política de incentivos fiscais, o Cariri tem acompanhado o crescimento com as novas tecnologias”, disse.

De acordo com o deputado, entre os setores se destacam a metalurgia, ouro, cimento, calçados e medicamentos.  Vasques Landim disse que tudo isso torna a região o segundo polo industrial do Ceará, atrás apenas da região metropolitana.   

Vasques Landim disse que o setor calçadista colocou o Cariri em evidência no cenário econômico. “São mais de 200 fábricas de médio e grande porte, produzindo calçados. O Cariri é o maior produtor do Nordeste e o terceiro do Brasil. Perde apenas para Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS)”, assinalou.

O deputado acentuou que a produção é consumida no mercado interno, mas também exportada para Estados Unidos, Europa e América do Sul. Vasques Landim explicou que a região é geograficamente estratégica, equidistante dos principais centros consumidores. Além disso, conforme pontuou,tem logística de estradas e aeroporto e é próxima à divisa com outros estados.

Segundo o parlamentar, há um entendimento consensual entre os produtores de que, para a região tornar-se sustentável com a industrialização, é preciso fonte de energia limpa. “Sabemos que a melhor fonte de energia limpa e sustentável é o gás natural. As matrizes energéticas do Cariri hoje são degradadoras do meio ambiente. É preocupante, porque o parque industrial cresce e a energia vem de lenha e carvão”, acrescentou. Para reverter o quadro de poluição sem prejuízo do desenvolvimento, na visão de Vasques Landim, a saída é a mudança da matriz energética. “Desafio os governantes a levantar bandeira para levar o gás natural à região do Cariri”. Ele disse que em Pernambuco há projeto de gasoduto, com extensão de 800 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário