sexta-feira, 12 de abril de 2013

Deputados aprovam ida de Eudes à Assembleia


A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, dois requerimentos solicitando a presença do deputado Eudes Xavier (PT) no plenário da Casa para prestar esclarecimentos sobre denúncias de espionagem, envolvendo o governador Cid Gomes, feitas pelo petista no plenário da Câmara Federal. Já o pedido de abertura de CPI solicitado pela deputada Fernanda Pessoa (PR) para investigar o envolvimento de Cid e aliados no esquema de grampos contra adversários políticos, entre eles o pai da parlamentar e ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, conseguiu apenas três assinaturas.

Conforme informou a deputada, na última quarta-feira, através de um mandado de busca e apreensão, inspetores da Polícia Civil estiveram na residência de Roberto Pessoa e apreenderam um computador que estava sob o poder do ex-gestor. No fim da sessão de ontem, Fernanda Pessoa chegou a apresentar um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito e tentou colher algumas assinaturas, mas poucos deputados aderiram à proposta.

Somente Antônio Carlos (PT), Eliane Novais (PSB) e a republicana assinaram a solicitação. "Pessoal tem medo de assinar porque o mandato não é deles", disse em tom de ironia Fernanda, referindo-se aos suplentes que estão na Casa nas vagas de deputados titulares. Para que a CPI passe a tramitar, são necessárias as assinaturas de pelo menos 14 parlamentares, o que dificilmente ocorrerá, visto a larga base aliada de Cid Gomes.

Na verdade, a intenção da republicana era testar se o deputado Osmar Baquit (PSD) iria assinar o documento, visto que, em plenário, ele afirmou que, caso apresentasse uma CPI tratando do assunto, queria que a deputada assinasse. Ela disse que teria o prazer em ser a primeira a assinar, por isso procurou o parlamentar para que ele fosse um dos primeiros apoiadores do inquérito proposto por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário