quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco teve parte do pulmão retirada



Eleito papa nesta quarta-feira, o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, não aparecia nas listas da imprensa internacional como um dos favoritos ao posto. O conclave esperava escolher um pontífice mais jovem, especialmente após Bento XVI ter alegado falta de vigor físico ao renunciar. Além de ser o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta, o papa Francisco teve parte de um pulmão removido há cerca de 40 anos, conforme divulgou o Vaticano.
“Isso nunca foi um obstáculo para seu ritmo de trabalho, sua vida ou seu cuidado pastoral, como ele já demonstrou liderando uma diocese que requer tanta dedicação quanto a de Buenos Aires”, afirmou Frei Federico Lombardi, diretor da assessoria de imprensa da Santa Sé, em comunicado.
Em entrevista ao site de VEJA, Elie Fiss, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professor da Faculdade de Medicina do ABC, afirma que a cirurgia não deve afetar a vida do papa. "Nitidamente ele está aí para provar que a operação não traz nenhuma consequência a longo prazo e não é motivo para preocupação", afirma o médico.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário