domingo, 10 de março de 2013

Aprece comemorou 45 anos de fundação


Sob o comando de Antônio Fradique Accioly, nascia, no dia 07 de março de 1968, a hoje denominada Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Desde sua fundação, a entidade carregou consigo o objetivo de agregar e reunir os municípios e operar em regime de íntima cooperação com instituições e afins, além de quaisquer entidades municipalistas nacionais e internacionais. Nas últimas décadas, importantes figuras da política cearense passaram pelo comando da entidade que contribuíram significativamente para a consolidação da mesma no cenário político cearense e nacional.
 
Ao longo dos seus 45 anos, a Aprece passou por uma série de renovações estruturais e físicas. Foram realizadas ações engajadas e empreendedoras, como oficinas regionais para o fortalecimento dos governos locais, seminários, encontros estaduais e inúmeras mobilizações municipais. Acenando ainda com ações que geram dinamismo e qualificação por meio de sua Escola de Gestão Municipal e a partir da produção de pesquisas, orientações técnicas e jurídicas e no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas voltadas à modernização da gestão e à inclusão digital dos municípios. A associação também divulga e repercute os principais assuntos municipalistas e incentiva transparência e controle social das gestões municipais com a ferramenta do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Ceará.
 
A representatividade política da entidade aumentou com o número de municípios filiados e, a partir disso, foi possível ganhar legitimidade no processo de formulação e apoio das políticas públicas voltadas para os municípios. A Aprece conta hoje com a filiação de quase a totalidade dos municípios do Ceará, graças a sua forte parceria e diálogo com Governo Federal, Governo do Estado e a Bancada Federal Cearense.
 
A entidade se orgulha de ter iniciado, incentivado, viabilizado e liderado lutas e reivindicações que resultaram em diversas conquistas para os municípios. As conquistas representam, não somente mais recursos, mas principalmente o aperfeiçoamento da gestão municipal e a melhoria da qualidade de vida da população.
 
Em janeiro de 2009, com a proposta de defender gestores e municípios, foi eleita a primeira mulher presidenta da Aprece, Eliene Brasileiro, prefeita Municipal de General Sampaio, a qual foi reeleita em janeiro de 2011. Reafirmando a força da mulher, atualmente a entidade é presidida pela prefeita municipal de Fortim, Adriana Pinheiro Barbosa que defende a união como a base para o desenvolvimento dos municípios. “A Aprece é justamente esse elo entre os municípios cearenses. A prova disso é que ao longo de sua história a entidade contribuiu de forma significativa na luta por um pacto federativo mais justo, reduzindo as desigualdades entre os entes federados e a dependência, sobretudo financeira dos municípios”, ressalta a atual dirigente da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário