Se o discurso oficial é de que o time de secretários do prefeito eleito Roberto Cláudio (PSB) agrada aos mais variados aliados, nos bastidores, começam a surgir os primeiros indícios de insatisfação. Com ampla base de sustentação, Roberto Cláudio optou por elencar uma equipe majoritariamente técnica. Os lamentos dão conta de que muitos partidos da base ficaram de fora ou não conseguiram emplacar indicações.
Há quem defenda que, desde a campanha, o futuro prefeito já anunciava a intenção de solicitar indicações que privilegiassem a formação dos postulantes ao primeiro escalão de seu governo. Agora, as expectativas têm se dirigido às indicações para o segundo e terceiro escalões.
De acordo com o deputado estadual Fernando Hugo (PSDB), as insatisfações partem de todos que eram habituados a ter cargos proeminentes na administração pública. No entanto, ele afirma que aplaude a opção pelo secretariado prioritariamente técnico. “As insatisfações serão absorvidas quando concluído o primeiro ano de administração. Quando o brilho começar a reluzir, todas as revoltas vão ficar caladas”, previu.
O presidente estadual do PMDB, senador Eunício Oliveira, defende que o prefeito eleito colocou em prática o que anunciava já na campanha eleitoral. “Ele dizia que o partido tem liberdade de indicar quem quiser, mas pediu nomes técnicos e qualificados”, disse.
Sua sigla, por exemplo, teve oportunidade de indicar três nomes ao primeiro escalão. Dois já foram anunciados: Marlon Cambraia, da Controladoria, Ouvidoria e Transparência, e Jade Romero, da Coordenadoria de Participação Popular. O terceiro nome para o primeiro escalão ainda será anunciado, garantiu. “Vou falar pelo PMDB. Se o partido não tivesse sido contemplado com cargos, estaria contemplado com a eleição do Roberto Cláudio”.
2º e 3º escalão
Na opinião do deputado estadual Tin Gomes (PHS), a opção pelo perfil técnico vem a calhar com o objetivo de resgatar os serviços públicos da maneira mais rápida possível. “Não fomos contemplados no primeiro escalão. Estamos em conversação com o prefeito para participar do segundo e terceiro escalões”, disse.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Aliados têm apresentado um discurso orquestrado de que a equipe é preparada, por ter perfil técnico. No entanto, sabe-se que foi frustrada a expectativa dos partidos de indicar políticos ou nomes ao primeiro escalão.
Saiba mais
Para o vereador Elpídio Nogueira (PSB), a priorização de perfis técnicos para compor o secretariado é visto de forma muito positiva pela base. Segundo ele, o objetivo é honrar o compromisso político assumido com a cidade ainda na campanha.
“A parte política, por ser um político, Roberto Cláudio vai ter habilidade para se relacionar com a base da melhor forma possível”, defendeu Elpídio. Segundo ele, o retorno que tem recebido dos vereadores é de que se confirma o que o prefeito eleito anunciava na campanha.
Ele acrescentou ainda que existe um diálogo de Roberto Cláudio com os partidos da base, com o objetivo de identificar como eles se relacionarão com a Prefeitura.
O senador Eunício Oliveira garantiu que será anunciado um novo secretário de primeiro escalão indicado pelo PMDB, mas preferiu não adiantar o nome, nem a pasta.
Serviço
Posse do prefeito eleito Roberto Cláudio
Quando: Dia 1º, às 18 horas
Onde: Câmara Municipal de Fortaleza, que fica na rua Doutor Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário