Representantes do Governo do Estado do Ceará se reuniram com o Banco Mundial na última quinta-feira (1). O encontro definiu os indicadores de cada secretaria para contratação de empréstimo junto à instituição através do Programa de redução da pobreza e das desigualdades sociais, dentro do Programa Por Resultados (P4R). A reunião foi coordenada pelo secretário de Planejamento em exercício, Philipe Nottingham.
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) vai trabalhar a redução das desigualdades no meio rural, através da capacitação de agricultores familiares e do aumento do número de beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa do Leite (PAA Leite). “Nossa ideia é capacitar os fornecedores do programa e também aumentar o número de pessoas que são atendidas pelo Programa”, afirmou o secretário Nelson Martins.
O P4R é um programa do Banco Mundial que prevê empréstimo de US$ 350 milhões para o Estado do Ceará, mas o dinheiro só será creditado ao Estado quando os indicadores definidos para o contrato apresentarem uma evolução. “Assim, o Estado fica obrigado a atingir todas as metas definidas”, afirmou o diretor-geral do Instituto de Pesquisas e Estratégias Econômicas do Ceará (IPECE), Flávio Ataliba.
Os indicadores de todas as secretarias serão apresentados ao Governador Cid Gomes no próximo dia 16 de novembro para que sejam definidos os detalhes finais do contrato. O Ceará é o primeiro estado brasileiro a utilizar o modelo P4R para uma operação de crédito. Para o governador Cid Gomes "o Ceará tem tradição de ousar para avançar e superar desigualdades, este desafio me estimula”.
A missão do Banco Mundial voltará na semana de 19/11, quando serão realizadas novas reuniões com os representantes dos órgãos e do Banco, para a definição das metas e do cronograma de desembolso. A assinatura do contrato do Governo do Estado com o Banco Mundial está prevista para junho de 2013.
O Banco Mundial participa com o SWAP há oito anos, desde o SWAP I, em 2004, que teve como meta a consolidação fiscal e o SWAP II, voltado para programa de gestão por resultado no Estado. O P4R tem como meta apoiar o crescimento econômico com redução das desigualdades e sustentabilidade ambiental.
Também participaram do encontro o Gerente do Programa para Resultados (P4R) do Banco Mundial, Tomas Kenyon, e os secretários estaduais Arruda Bastos, da Saúde, secretário adjunto Mário Fracalossi, das Cidades, secretário adjunto Almir Bittencourt, da Ciência e Tecnologia, secretário executivo Ramon Rodrigues, da Recursos Hídricos, presidentes Flávio Ataliba, do IPECE, Lindenberg Gonçalves, do NUTEC, Haroldo Rodrigues, do FUNCAP, Rennys Frota, da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, Lena Neiva, Diretora da Escola de Gestão Pública
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Nenhum comentário:
Postar um comentário