quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Opinião/PE: Geraldo Júlio lidera no Recife e 2º lugar tem empate

O candidato a prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB) é o líder em nova pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Opinião, com 39,1%. Ocorre empate técnico no segundo lugar na preferência dos eleitores. Humberto Costa (PT) e Daniel Coelho (PSDB) estão empatados, com 18,3% e 18,6%, respectivamente. A pesquisa foi encomendada pela página de jornalismo político Blog do Magno e registra também Mendonça Filho (DEM) lembrado por 6,8% dos entrevistados.

Os candidatos Roberto Numeriano (PCB) e Jair Pedro (PSTU) têm o mesmo índice, 0,5%. Edna Costa (PPL) foi citada por 0,4% dos consultados. Os entrevistados que disseram que votariam em branco ou anulariam o voto representam 7,8% do total e 8% se classificaram como indecisos.
O Instituto Opinião também perguntou, sem oferecer opções, qual o candidato a prefeito do entrevistado. Geraldo Júlio lidera com 32,6% das respostas espontâneas. Novamente, Humberto e Daniel empatam tecnicamente com 13,6% e 13% das citações. Mendonça tem 4,4%. Os outros candidatos não somaram 0,5% dos entrevistados. Disseram que votariam em banco ou nulo 7,3% e se declararam indecisos 28,1% dos eleitores.
A pesquisa anterior do Instituto Opinião foi realizada entre 31 de agosto e 1 de setembro. A maior ascensão foi de Geraldo Júlio. Ele era lembrado por 10% dos entrevistados. Subiu 29 pontos percentuais. Humberto Costa teve subtraído 16 pontos percentuais. Era citado por 34% dos eleitores no início do mês. Daniel Coelho somou 10 pontos percentuais e Mendonça perdeu 13 pontos percentuais.
Humberto possui a maior taxa de rejeição (26,8%) entre os candidatos. Mendonça Filho possui o segundo maior índice, 12,5%. Edna Costa (PPL) não receberia o voto de 9,6% dos entrevistados e Geraldo de 5,9%. Daniel Coelho possui a menor rejeição, 5,3%. Entre os eleitores ouvidos, 4,6% não votariam em Jair Pedro (PSTU) e 4,2% disseram não votar em Roberto Numeriano (PCB). Rejeitam todos os candidatos 7,1% e votariam em qualquer um dos postulantes 24% dos eleitores.
Essa nova rodada do Instituto Opinião fez o levantamento de campo entre os dias 15 e 16 de setembro, entrevistando 1 mil pessoas. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. O protocolo do registro no TRE é o de número PE-0124/2012.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário