O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou a primeira ação efetiva no sentido de agilizar a execução das obras de mobilidade urbana para o Mundial de 2014 em Fortaleza. A partir de janeiro de 2013, com a posse do novo gestor, entrará em funcionamento a Secretaria Extraordinária da Copa.
A medida foi anunciada durante encontro com o setor produtivo na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e detalhada, após o evento, com exclusividade, em entrevista ao Diário do Nordeste.
De acordo com o futuro prefeito, a pasta seguirá funcionando até o início da Copa do Mundo de 2014. Entre seus objetivos, estão agilizar e acompanhar as intervenções de mobilidade urbana incluídas na matriz de responsabilidade assinada pela prefeitura com o governo federal.
São elas, a construção dos corredores de transporte (BRTs) das avenidas Alberto Craveiro - que está sendo duplicada, Dedé Brasil e Paulino Rocha - incluindo um túnel na rotatória do Castelão, além do BRT do eixo Via Expressa/Raul Barbosa - inclui a implantação de viadutos nos cruzamentos com Santos Dumont, Alberto Sá e Murilo Borges e de um túnel no encontro com a Padre Antônio Tomás.
Atualmente, as obras "menos atrasadas" são as da Dedé Brasil (30% de execução) e da Alberto Craveiro (20%), o que provoca incertezas quanto à existência de tempo hábil para concluí-las.
"Vou criar uma secretária extraordinária exatamente para poder priorizar, agilizar, trabalhar em três turnos e garantir efetivamente que o entorno do Castelão esteja pronto para a Copa das Confederações e as quatro obras sejam cumpridas no prazo da Copa do Mundo", explicou o novo prefeito.
Conforme Roberto Cláudio, o novo órgão não cuidará apenas das obras de mobilidade, mas de "emular" a cidade para o Mundial, coordenando todas as ações importantes para a cidade e relacionadas ao evento. "A Copa é mais do que as quatro obras; é preparar a cidade inteira; é garantir o bilhete único, a integração de ônibus com metrô e vans; garantir uma política ousada de qualificar serviços de saúde. Vamos criar uma secretaria extraordinária para organizar um esforço da cidade e emular Fortaleza para esse grande evento", detalhou.
O elenco de ações citadas remete ao Plano Sistêmico de Investimentos para a Copa do Mundo de 2014, anunciado pela prefeita Luizianne Lins e pelo governador Cid Gomes, em junho de 2009, com ações nas áreas de estádios, meio ambiente e saneamento, transporte e mobilidade, energia e telecomunicações, saúde, segurança e turismo.
No último dia 12 de junho, o caderno Jogada publicou edição especial sobre o assunto, com um levantamento completo sobre a situação das 89 ações incluídas no plano, das quais 41 são de responsabilidade de execução exclusiva da prefeitura e outras quatro em parceria com a União.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário