Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
Iguatu

Chegou a hora de Iguatu consumir, mas também de cuidar das águas do Julião

Publicada em 04/10/19 às 13:38h - 1040 visualizações

por Blog do Alex Santana


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Alex Santana)

Nos próximos dias mais de 100 mil pessoas já estarão sendo abastecidas pelas águas tão sonhadas do aquífero do Julião. Qualidade e boa quantidade nas torneiras de nossas casas, elas substituirão as águas do Açude Trussu que agoniza com um pouco mais de 2% da sua capacidade. 

A ação da Prefeitura de Iguatu, através do SAAE e a Secretaria de Agricultura foi importante para que a população não passasse pela falta de água este ano. Vamos esperar como será o próximo inverno e torcer para que o Açude Roberto Costa volte a acumular muita água para a alegria de todos. 

Mas até lá, estaremos consumindo a boa água que foi encontrada abaixo do solo iguatuense. Todos estão tranquilos com a solução apresentada, mas já é hora de não apenas consumir, mas de cuidar também do aquífero. 

Onde foram perfurados os poços, observamos que o avanço de construções e loteamentos estão aumentando de uma forma impressionante e com isto, colocam em risco a principal área para abastecimento de Iguatu. 

Em um raio de aproximadamente três quilômetros, está a área que precisa receber as águas das chuvas e preencher o lençol freático. 

Imaginem se esta mesma região em alguns anos estiver completamente tomada pelo concreto e asfalto, ou pior, que milhares de pessoas estejam a jogar diariamente neste solo, o esgoto produzido? E poluindo assim as águas salvadoras do Julião. 

Uma área de proteção ambiental deverá ser criada para que este manancial esteja sempre protegido. Isto não pode esperar, a Prefeitura de Iguatu deve provocar o debate, chamar a população, as instituições, para que compreendam e apoiem esta iniciativa. Ou caso contrário, em alguns anos, nada poderá ser feito e todos poderemos ficar sem o Trussu e com as águas do Julião contaminadas e inadequadas para o consumo. E isto seria terrível, caso as chuvas não cheguem em nossa cidade e região.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9 9999-9999

Visitas: 14441
Usuários Online: 12
Copyright (c) 2019 - Blog do Alex Santana