quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Servidores ativos podem atualizar dados funcionais para o eSocial por meio de aplicativo de celular

A Secretaria do Planejamento e Gestão está disponibilizando mais uma ferramenta tecnológica para facilitar a vida do servidor ativo do Governo do Estado. É o APP Servidor Online criado para permitir a atualização dos dados e atender as solicitações do eSocial.
“Aproveitamos a oportunidade e ampliamos porque vimos que é um ótimo canal para o servidor manter a sua vida funcional e cadastral atualizada, o que vai facilitar os casos de ascensão, aposentadoria e também de comunicação com a sua setorial”, destacou Cairamir Arruda, uma das integrantes do grupo de trabalho do eSocial da Seplag.
De uma forma simples e prática, o servidor pode ter no celular toda a sua história funcional e de forma fácil atualizá-la. “Por exemplo, se mudar de endereço ou ganhar um novo dependente, ele bate uma foto do comprovante do novo endereço ou da certidão de nascimento, e encaminha para o setor de recursos humanos do órgão ou entidade”, citou Cairamir. A setorial recebe online e faz a atualização. É importante também para comunicar quando concluir graduação, especialização, mestrado ou doutorado. De posse do certificado registrado, o servidor faz a foto do documento e imediatamente remete para o RH sem necessidade de comparecer ao local de trabalho.
“Com o APP Servidor Online ele pode fazer a atualização em qualquer momento, de onde estiver, ganhando tempo e mantendo sempre seus os dados atualizados”, destacou Patrícia Campos. Quando chegar o dia da aposentadoria, toda a documentação já estará no RH com as devidas comprovações. “Com isso, o ganho de tempo e de qualidade é muito grande”, reforçou Patrícia.
O acesso ao APP Servidor Online é fácil. “É só baixar como fazemos com qualquer APP no apple ou google. A partir daí o acesso é com o CPF e a senha do guardião ou servidor online que já utiliza. Se não tiver a senha, precisa solicitar na setorial.
O APP Servidor Online está em fase de teste desde o último dia 19 com os RH das setoriais. A ideia é liberar para todos os servidores ativos, que terão até o dia 27 de fevereiro para fazer a atualização dos seus dados em função do atendimento das demandas do eSocial. Já as setoriais têm até 31 de maio para alimentar o Sistema de Gestão de Pessoas – SGPV2.
“É um aplicativo que vai utilizar continuamente. Vamos também incrementar novas funcionalidades como consignados, extratos, férias. Vamos agregando serviços no app”, acrescentou Cairamir Arruda.
A criação do APP Servidor Online começou a ser discutida na Assessoria de Desenvolvimento Institucional da Seplag e, posteriormente, envolveu a equipe da Coordenadoria de Estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotec). “Foi o primeiro APP elaborado pela TI da Seplag”, destacou Helder Andrade, técnico da Cotec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário