quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Atenção prefeitos do Centro Sul e Cariri, Zona Franca do Semiárido pode ser criada


Atenção prefeitos da região Centro Sul e Cariri, um projeto pode transformar estas regiões em uma área que será denominada como a Zona Franca do Semiárido Nordestino
No apagar das luzes, restando apenas três semanas para deixar a Câmara Federal, o deputado Wilson Filho (PTB) da Paraíba voltou a cobrar mais agilidade na votação do projeto que cria a Zona Franca do Semiárido nordestino na Câmara dos Deputados. Para ele, é preciso garantir o desenvolvimento e o crescimento da Paraíba e de outros estados que irão se beneficiar com a aprovação da matéria.
“Esse projeto já passou por todas as áreas desta Casa. Mas, infelizmente, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados não o pauta. Ele já está pronto para ser votado. Precisamos de uma resposta rápida. Estou deixando a Casa, mas o deputado Wilson Santiago continuará essa luta e essa cobrança pela aprovação do projeto. É preciso garantir o desenvolvimento da Paraíba, principalmente, do interior”, destacou o deputado.
Projeto – A nova zona franca, de acordo como texto, que será semelhante a de Manaus, terá benefícios fiscais pelo prazo de 30 anos. Caberá ao Governo Federal demarcar a extensão da região, com um raio mínimo de 100 quilômetros, a partir de Cajazeiras. Autor da PEC 19/11, o deputado Federal Wilson Filho (PTB/PB) prevê que as cidades de Patos (PB), Serra Talhada (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Pau dos Ferros (RN) serão beneficiadas. “São cidades-polo para estes estados, mas todas as cidades que estiverem dentro deste raio serão atingidas”, afirmou. Entre os motivos elencados para a escolha de Cajazeiras está a proximidade com o Porto de Cabedelo.
Segundo dados do Ministério da Integração, o semiárido tem uma área de mais de 981 mil quilômetros quadrados, abrangendo 1.134 municípios dos nove estados do Nordeste. No total, são mais de 22milhões de habitantes. “Quando a Zona Franca de Manaus foi implantada, a situação lá era precária e se encontrou essa solução, que foi mais do que positiva. A realidade do sertão da Paraíba, do Ceará, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco é semelhante. E só a economia pode solucionar isso”, pontuou o deputado, acrescentando que a expectativa é que a PEC 19/11 seja votada no plenário da Câmara ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário