segunda-feira, 21 de maio de 2018

Prefeitos formam Consórcio de Resíduos Sólidos da Região Centro-Sul

Foto: Marcos Rodrigues

Prefeitos e representantes dos municípios de Baixio, Cedro, Ipaumirim, Várzea Alegre, Granjeiro e Lavras da Mangabeira, se reuniram na manhã deste sábado (19/5), no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce), para assembleia geral do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da região sertão centro-sul.

O prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, foi escolhido como presidente do Consórcio e o Prefeito de Ipaumirim, José Geraldo dos Santos como Secretário Geral. Dr. Nilson enfatizou a união entre os municípios e destacou as próximas etapas. “O primeiro passo definido é a implementação da coleta seletiva nas cidades, garantindo o meio ambiente mais sustentável”.

O encontro
Na reunião foram debatidos os documentos necessários para cada município, estatuto social, lei de ratificação de protocolo de intenção, contrato do consórcio, diretoria, apreciação da proposta do estatuto, escolha do superintendente, analise e a aprovação do plano de coleta seletivas, Índice de Qualidade de Meio Ambiente (IQM) e plano de trabalho para os próximos cinco anos.

Os prefeitos José Humberto (Baixio), João Gregório (Granjeiro), José Helder (Várzea Alegre) e a Secretaria de Agricultura de Lavras da Mangabeira, Zélia Pinheiro participaram do encontro.

O caso de Cedro
Cedro não dispõe de lixão, mas conta com serviços da empresa DFL, contratada para realizar a coleta de lixo e transbordo para o aterro sanitário do município de Senador Pompeu, o município conta com um calendário fixo de coleta em bairros e distritos.

Atualmente a Secretaria de Meio Ambiente está realizando a recuperação do terreno. “Estamos concluindo os serviços e iremos ampliar o terreno com novas plantações de arvores nativas”, afirma o Secretário de Meio Ambiente, Elleson Gouveia Barbosa.

Por Maciel Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário