sábado, 21 de abril de 2018

O saneamento de Iguatu tem que sair do papel

Não podemos aceitar que uma cidade, com mais de 100 mil habitantes continue sem o seu saneamento básico, Iguatu, capital de uma região, cidade pólo na educação e saúde, não ter o seu esgoto tratado é algo inaceitável.

Após 165 anos, observamos vários municípios da região avançarem no tratamento do seu esgoto, enquanto isto, ainda estamos com projetos no papel. Nos últimos dias, o assunto foi bastante debatido na Câmara Municipal de Iguatu. 

Onde uma proposta da atual gestão municipal coloca uma parceria entre o SAAE e o BNB e que teria como resultado a implementação do saneamento em toda cidade. O momento é de debates, todos desejam saber, compreender como será esta parceria e grupos de situação e oposição na Casa do Povo Iguatuense estão fazendo isto.

Mas o que todos esperamos nisto tudo, é que este projeto saia do papel, no passado recente foi apresentada uma proposta para a realização do saneamento básico em toda cidade, e ficou apenas nas reportagens que estão registradas nas redes sociais. Me lembro que a questão política e promessas que não foram cumpridas tiveram um efeito devastador, onde as pessoas até hoje não acreditam que algum dia teremos o esgoto aberto longe das nossas casas.

É hora da sociedade organizada participar deste debate, igrejas, entidades de classe, ONGs, escolas, todos devem demonstrar que não podemos mais permanecer como está.

Perdemos muito tempo, oportunidades de gerar empregos, atualmente empresas desejam se instalar em municípios que tratem o seu esgoto, perdemos na saúde, quantas pessoas são atendidas em nossos hospitais vítimas de doenças que estão ligadas a falta de saneamento.

Perdemos na proteção das nossas águas, imaginem cerca de 75 mil pessoas , diariamente produzindo esgoto e sendo jogado no solo da nossa cidade e poluindo o lençol freático que é tão importante para o abastecimento de Iguatu.

Além disso, estamos ajudando a poluir o nosso gigante Rio Jaguaribe que diariamente recebe toneladas de esgoto. Estamos perdendo muito e  isto apenas chegará ao fim com a participação de todos.

Espero que o prefeito Ednaldo Lavor perceba que o envolvimento da sociedade neste debate é importante, a transparência das ações nesta etapa é fundamental para que se evite um distúrbio do que está sendo apresentado. 

Esta é uma obra que se for concluída , não será vista todos os dias pela população, mas o gestor e todos os políticos atuais, tem a possibilidade de entrarem para a história como aqueles que deram dignidade ao nosso povo e colocaram Iguatu na trilha do desenvolvimento sustentável.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário