domingo, 29 de abril de 2018

Acopiara recebe campus do IFCE em clima de festa

O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), componente da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, inaugurado nesta sexta-feira (27), fica no município de Acopiara, distante 353 km de Fortaleza. Localizado em uma região com chuvas escassas, cuja caatinga é a vegetação predominante, a nova unidade do IFCE terá a missão de atender, além da população acopiarense, formada por 53 mil habitantes, às comunidades de mais 11 municípios da região Centro-Sul cearense, que juntos registram mais de 230 mil moradores, segundo dados estimados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alegria dos moradores era indisfarçável ao conhecerem as instalações modernas do campus, compostas por setores administrativos e didáticos: biblioteca, auditório, cantina, laboratórios e sala de aula, sem falar nos equipamentos e mobiliários.  São 4.500 metros quadrados de área construída, além de amplo estacionamento. A sede definitiva do IFCE em Acopiara, que recebeu investimento de R$ 9 milhões, foi inaugurada na sexta; porém, de forma provisória, as atividades já estavam em pleno funcionamento. Com apoio da prefeitura local, que cedeu uma sede temporária, cursos de extensão e até uma pós-graduação em Ensino de Matemática já vinham sendo ofertados à comunidade.
Durante sua fala, Maria Eliani Holanda Coelho, diretora-geral do campus, não escondeu a emoção de estar colaborando com esse momento tão singular para a Educação Profissional e Tecnológica. Aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboram e colaboraram direta e indiretamente para que o IFCE de Acopiara se tornasse uma realidade. “Estamos aqui para dizer que vamos ajudar essa região a se desenvolver. É um desafio que requer a colaboração de todos. Não há outra forma de ajudar as pessoas senão for por meio da prestação de serviços na área de Educação com qualidade para que possam, por si, conseguirem melhorar de vida”, afirmou a gestora.
A solenidade de inauguração de campus costuma ser bastante prestigiada por autoridades políticas e acadêmicas. Em Acopiara não foi diferente. Vereadores, prefeitos, secretários municipais e estaduais, deputados estaduais, federais e até o presidente do Senado, Eunício Oliveira, participaram do ato solene. Da área acadêmica, diretores e coordenadores de escolas; diretores-gerais de campi do IFCE (Cedro, Tauá, Baturité, Iguatu e Tianguá), além dos pró-reitores de Administração e Planejamento, Tássio Lofti, e de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda, marcaram presença. 
Virgílio Araripe, reitor do IFCE, em sua saudação, expressou seus agradecimentos ao prefeito de Acopiara, Antonio Almeida, pelo apoio que dado ao IFCE para que o campus fosse inaugurado. O reitor, também, aproveitando a presença do presidente do Senado e de deputados federais, solicitou apoio da bancada cearense para que apoiem a Educação Profissional e Tecnológica, principalmente quanto à liberação de recursos para a consolidação das unidades e a manutenção de programas e projetos. Por fim, Araripe destacou que, de imediato, o campus de Acopiara tem capacidade de atender até 1.200 alunos em cursos técnicos e superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário