terça-feira, 21 de março de 2017

Evandro Leitão aponta investimentos do Governo em projetos agrícolas

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (21/03), os benefícios e investimentos para o desenvolvimento da agricultura do Estado anunciados pelo governador Camilo Santana,  no último fim de semana. O parlamentar  explicou que as medidas contemplam projetos produtivos, sistemas de abastecimento d'água, reúso de água, assessoria técnica e mapeamento de solo, alcançando  mais de 20 mil famílias de 101 municípios cearenses .
O anúncio oficial, que ocorreu durante homenagem a São José, padroeiro do Ceará, foi nas cidades de Itarema, Crateús e Chorozinho, e contemplou recursos de R$158 milhões. “Mais de 20 mil famílias que serão beneficiadas com o projeto São José III, a fim de que essas possam estar produzindo, gerando renda e evitando sobretudo o êxodo rural”, disse. O parlamentar ressaltou a importância do projeto São José, que possibilita o acesso de pessoas de baixa renda aações governamentais.
Ainda de acordo com o líder do Governo, somente para Chorozinho, o Governo do Estado liberou no último domingo (19/03) cerca de R$ 55 milhões, contemplando projetos de 50 municípios da região.
Evandro Leitão explicou que nessa fase do Projeto São José III, estão sendo elaborados os projetos e planos de negócio para melhoramento de áreas, beneficiamento de unidade de castanha de caju, unidade de produção de aves, aquisição de novas variedades de adubação, plantio de novas áreas, aquisição de máquinas, entre outros. Conforme o pedetista, com o trabalho de mapeamento do solo, serão amadurecidos estudos para indicar aptidão das terras para atividades agrícolas, delimitando com mais precisão o zoneamento de agricultura.
“As pesquisas vão identificar a melhor época e as culturas mais apropriadas minimizando distorções e proporcionando condições para impulsionar o desenvolvimento do Ceará com possibilidade de sua utilização para fomentar políticas públicas intersetorialmente”, esclareceu.
Evandro Leitão registrou também a viagem do governador à Holanda, em missão oficial, e da  reunião dele, nesta segunda-feira (20/03), com o prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb. Conforme o deputado, eles conversaram sobre a futura parceria do Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém (CIPP) com o Porto de Roterdã, um dos principais portos do mundo em movimentação de cargas, e que ajudará na manutenção de novos investimentos para o Ceará.
O parlamentar adiantou que, nesta quarta-feira (22/03), o governador e o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, assinarão o memorando entre Porto do Pecém e o de Roterdã. “Com a credibilidade, o network e a expertise do porto holandês, teremos mais possibilidades para atrair novas empresas para o Ceará”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário