quinta-feira, 23 de março de 2017

Ely Aguiar pede implantação de usina de cimento em Campos Sales

O deputado Ely Aguiar (PSDC) anunciou, durante o segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (22/03), que o prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, iniciou campanha com o objetivo de incentivar empresários cearenses a adquirir a usina de cimento Nassau, atualmente localizada no município de Fronteiras (PI).
De acordo com o parlamentar, o empreendimento está fechando e já demitiu 500 trabalhadores. “A usina poderia se transferir para Campos Sales, onde estão as minas de extração da matéria-prima”, sugeriu Ely Aguiar.
O parlamentar lembrou que há 30 anos a fábrica de cimento Nassau negociou para se instalar na cidade. Porém, o prefeito da época não cedeu o terreno para a construção da sede, e o empreendimento foi para o Piauí. Porém, segundo Ely Aguiar, toda matéria-prima é extraída em Campos Sales e transportada para o município vizinho.   
Conforme explicou o deputado, há grupos econômicos cearenses que já produzem cimento no Ceará, como o M. Dias Branco. “Outros grupos, como o Edson Queiroz, poderia fazer a compra do maquinário Nassau e transferir para Campos Sales”, solicitou. 
Ely Aguiar ressaltou ainda que o fechamento da empresa está gerando um impacto negativo em toda a região, com o risco de mais pessoas ficarem desempregadas. “Por isso, a campanha iniciada por Moésio (Loyola) quer sensibilizar a Assembleia Legislativa, secretários de Estado e o governador Camilo Santana, para que todos encampem essa luta para manter a usina em funcionamento por meio do engajamento da iniciativa privada”, disse.
Além disso, o deputado lembrou que, no governo de Cid Gomes, foi comprada pelo Estado a usina de produção de açúcar Manoel Costa Filho, localizada em Barbalha, com a promessa de que o empreendimento voltaria a funcionar em seis meses. “Porém, passados três anos, o local se transformou em uma plantação de bananeiras. Foram pagos R$150 milhões por nada. Então, saídas para a usina de cimento existem se houver a vontade política”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário