terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Jesualdo Farias toma posse na Secretaria das Cidades


Em cerimônia realizada no Palácio da Abolição, na manhã desta segunda-feira (13), o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Pereira Farias, assumiu a titularidade da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Com a posse do educador, o governador Camilo Santana destacou a importância do novo membro da gestão para aproximação entre o governo e os trabalhos realizados pelo corpo de acadêmicos das universidades cearenses.

170213 POSSE SECRETARIA CIDADES MG 4300 web
"Tenho alegria pelo fortalecimento da aproximação do governo com a universidade. Pelo fato do Jesualdo ter sido reitor da Universidade Federal do Ceará, será para nós muito importante no sentido de aproximar a academia, aqueles que estudam, que desenvolvem planos e projetos para as Cidades, otimizando e conseguindo efetivação de várias ações para o Estado", enfatizou o chefe do Executivo.

Para Camilo Santana, o novo secretário terá grandes desafios na condução de projetos e obras fundamentais no desenvolvimento do Estado, como ações ligadas aos recursos hídricos e melhorias nas estradas, e também nas pactuações com todos os municípios do Ceará. "A Secretaria das Cidades reúne vários órgãos importantes, como Cagece, Detran, que gerenciam políticas públicas enormes para o povo cearense. Não tenho dúvida que, com seu talento e competência, ele cumprirá essa missão com grande êxito e grandes ações", disse.

170213 POSSE SECRETARIA CIDADES MG 4219 web
Jesualdo Farias foi reitor da Universidade Federal do Ceará entre abril de 2008 e abril de 2015, quando foi convidado para assumir a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. O professor permaneceu no cargo até maio de 2016.

Em pronunciamento durante a solenidade, Jesualdo Farias agradeceu ao governador Camilo Santana por ter sido convidado a assumir o desafio à frente de uma secretaria que tem papel de grande destaque na execução de políticas que atingem diretamente a vida da população. Na ocasião, ele também destacou que precisará do apoio de todas as secretarias e órgãos do Estado para dinamizar as ações do Executivo em curso.

"Eu sei que as secretarias são, na maioria das vezes, ocupadas por partidos políticos, e eu não tenho nenhum partido. Tenho as minhas simpatias, minhas aproximações, mas acho que na condição de secretário quero assumir o compromisso de trabalhar para todos os partidos, todos os prefeitos e todas as pessoas que desejam do Governo do Estado do Ceará alguma solução para melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades. Esse é meu compromisso que assumo. Vamos compreender que tratar das cidades é tratar da vida das pessoas. Portanto, vamos precisar do apoio de todas as instituições", afirmou o secretário.


Depoimentos

A posse do ex-reitor da Universidade Federal do Ceará repercutiu entre os presentes na solenidade, em especial pela trajetória e feitos do atual secretário dentro do ambiente acadêmico.

Atual reitor da UFC, Henry Campos elogiou a postura firme e capacidade de debater amplamente questões voltadas ao desenvolvimento do Ceará mostradas por Jesualdo Farias. "É uma enorme satisfação da Universidade ter um ex-reitor integrando a equipe de um governo que tem se caracterizado pelo compromisso, pelo trabalho sério e por uma visão muito ampla e promissora para o desenvolvimento do Estado. E a nossa universidade tem abraçado exatamente esse compromisso de fortalecer as ações do governo. Não tenho dúvidas de que o Jesualdo trará uma grande contribuição para o governo do Estado, pelas suas qualidades de gestor e capacidade de diálogo".

O deputado federal Danilo Forte recordou os avanços de Jesualdo na época em que ele esteve à frente da Reitoria da UFC. "Ele é uma referência para o mundo acadêmico, mas também um administrador. Em seu período de reitor, foram construídas duas universidades, a Federal do Cariri e a Unilab, importantíssimas para o Ensino Superior do Brasil. Hoje a UFC é a quinta melhor universidade pública do Brasil, a melhor do Nordeste. Isso é fruto do trabalho que ele teve. O Jesualdo é capaz de trazer grandes qualificações a qualquer corpo de executivos que ele participe, por tudo demonstrado na sua trajetória".

A posse do secretário das Cidades reuniu também os deputados estaduais João Jaime, Leonardo Pinheiro e Carlos Felipe, secretários, prefeitos e lideranças de municípios cearenses e representantes da Universidade Federal do Ceará. Jesualdo Farias assume posto deixado pelo secretário Lúcio Gomes, atualmente responsável pela Secretária da Infraestrutura.


O secretário

Jesualdo Farias é vinculado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (1982), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), especialista em Tratamentos Térmicos de Ligas Metálicas no Municipal Industrial Research Institute - Nagoia, Japão (1986), doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e pós-doutor em Gestão da Educação Superior pela Universidade de Brasília (2017).


Nenhum comentário:

Postar um comentário