sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Evandro Leitão aponta avanços na educação do Estado

O líder do Governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), salientou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (09/02), os avanços na educação do Estado. Segundo o parlamentar, a avaliação do desempenho anual dos alunos aponta crescimento constante do percentual de crianças do 2° ano do ensino fundamental alfabetizadas.
O deputado ressaltou que, desde a implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), o número de jovens alfabetizados na idade correta tem aumentado anualmente. “Em 2012, eram 76% de crianças alfabetizadas. Em 2015, já eram 86%. Quando aferirmos os resultados de 2016, esperamos mais de 90% dos jovens com o aprendizado adequado”, assinalou.
Evandro Leitão frisou também a evolução do ensino público do Ceará, apontado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Estado apresenta um dos melhores desempenhos do País, com notas acima das metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Das 100 escolas com melhor desempenho no Brasil, 77 são cearenses. Outro dado relevante é que 80% das nossas escolas alcançaram a meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC)”, enfatizou.
Segundo o parlamentar, o Ceará passou a ser referência nacional na educação, servindo de exemplo para outros estados, com as políticas públicas adotadas na educação. “O desempenho dos jovens tem melhorado a cada nova avaliação. Em 2012, o percentual de concludentes do ensino médio que atingiam 460 pontos no Enem era de 40%. Em 2015, chegamos a 57% dos inscritos”, informou.
O deputado destacou ainda que o Estado pretende implantar o tempo integral em 25% das escolas públicas do Ceará ainda neste ano. “O tempo integral é também um dos mecanismos que ajudam a minimizar os índices de violência, que tiveram redução em quase todos os parâmetros em relação ao ano passado”, afirmou.
Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) destacou que o Ceará tem a melhor média de salário de professor. “Um estado onde o Produto Interno Bruto (PIB) é de 2% ter 77 escolas entre as 100 melhores é muito importante”, afirmou.
O deputado Joaquim Noronha (PP) enfatizou que, desde a implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), em 2007, o Ceará tem tido grandes avanços em todas as áreas da educação.
GM/AT

Nenhum comentário:

Postar um comentário