terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Chuvas fortes representam esperança para o Interior, afirmam deputados

O Ceará apresentou, nos últimos três dias, o maior volume de chuvas deste ano, e o mais distribuído por todo o Estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para alguns deputados, o registro é motivo de esperança, principalmente nos municípios do Interior.
Primeiro secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Audic Mota (PMDB) afirmou que a população da região dos Inhamuns recebeu com felicidade a chuva do fim de semana, especialmente no município de Tauá, cidade berço do parlamentar, onde foi registrada umas das maiores precipitações.
“A seca dos últimos cinco anos tem sido um prejuízo enorme para o abastecimento hídrico, tanto urbano quanto rural. Agora é torcer e acreditar que a quadra chuvosa possa amenizar e, pelo menos, resolver em partes a situação. Que Deus mande uma chuva salutar, que o povo possa produzir e atravessar um pouco a crise”, destacou Audic. Ainda de acordo com o deputado, os açudes receberam alguma recarga, e a terra molhada favorece o plantio imediato das culturas praticadas na região, que são milho e feijão.
No Cariri cearense, o céu carregado trouxe alento para a população, segundo o deputado Ely Aguiar (PSDC), que é natural do Crato. De acordo com ele, os agricultores voltaram a plantar, já que os profetas da região garantem ocorrência de chuvas, embora em volume razoável. “Os profetas que estudam a natureza, o comportamento dos pássaros e a direção dos ventos estão esperançosos, garantem que teremos ‘inverno’. Não será excelente, mas já é uma notícia boa”, ressaltou Ely.
Na região norte do Ceará, o clima também parece ser de esperança, como frisou João Jaime (DEM), deputado representante da região do Vale do Acaraú. “Choveu bastante no município, e a esperança é de que tenha continuidade. O importante é que os açudes tenham recarga. É um prenúncio só, agora temos que aguardar que continue a chover”, reforçou.
As chuvas intensas atingiram 138 dos 184 municípios do Ceará. Entre as cidades com maiores precipitações registradas pela Funceme estão Icapuí (216 mm); Caucaia (168mm); Tauá (152mm); Itaitinga (122mm); Amontada (116mm); Aracoiaba (116mm); Aquiraz (115mm); Horizonte (108mm) e Fortaleza (107mm).
CF/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário