terça-feira, 5 de abril de 2016

Nota de esclarecimento da prefeita de Tauá que participou do encontro do PT em Fortaleza

Fui à Praça do Ferreira semana passada, em Fortaleza, para uma manifestação em favor da Democracia, haja vista o processo político-partidário que discute um suposto impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Compreendo que não existe base legal que motive o impeachment da Presidente, pois esta(ela) não foi indiciada e nem condenada por crime algum, em qualquer instância de nosso Poder Judiciário.
O Impeachment, previsto na Constituição Federal, é o último remédio jurídico para o afastamento de um Presidente e, precisa logicamente ter base legal, senão se transforma facilmente como um verdadeiro golpe ao aperfeiçoamento democrático que vivenciamos na federação.
Nunca fui petista, mas sempre militei na esquerda, e sou de uma geração que viveu a Ditadura de perto nas ruas e na universidade; como universitária, à época, estivemos nas praças públicas lutando por "Diretas Já" e pelo reestabelecimento do Estado Democrático de Direito.
Sou a favor da Operação Lava Jato e que o Brasil seja passado, enfim, a limpo; igualmente, quem cometeu ilicitudes, após o contraditório e a ampla defesa legal, que responda pelas consequências de seus atos.
Por causa da Democracia plena, com certeza, as nossas Instituições Pátrias estão funcionando, dentre elas, o Ministério Público, Polícia Federal e o Poder Judiciário, onde cotidianamente, assistimos nos meios de comunicação, empresários e políticos sendo presos.
Tudo precisa ser investigado, naturalmente com a responsabilidade do julgador para que não se cometa, também, excessos ou injustiças, maculando a honra das pessoas de forma graciosa e inconsequente.
Em relação a minha participação numa manifestação pública, em Fortaleza ao lado de Lula, fui como cidadã em defesa da democracia e da liberdade que todos devem exercer em busca da verdade e dos seus princípios, sejam ideológicos, ou por consciência de não se deixar levar apenas por conversas de terceiros interessados, que buscam muito mais benefícios próprios, sempre em detrimento da coletividade.
E quanto a foto com o ex- Presidente, fiz porque reconheço os avanços sociais que este país teve a partir de um governo popular, onde um filho de um trabalhador jamais poderia sonhar em fazer uma Universidade (pois era privilégio dos ricos), e hoje tem o Prouni, Ciências sem fronteiras, aumentou a oferta do ensino superior, o Programa Luz para todos, Água para todos, bolsa família, Minha Casa, Minha Vida e etc...uma família pobre tem direito a ter uma televisão e uma moto, merenda...almoço...jantar...e viver em sociedade sempre tratada de igual maneira, antes um privilégio de poucos nascidos em berço de ouro.
Em 1992 fui vereadora e vi o Tauá, meu querido município, ser saqueado pelas pessoas com fome e hoje, após 5 anos seguidos de seca, devido a rede de proteção social, não assistimos mais este estado de inanição quanto ao nosso povo.
Não sou oportunista e nem covarde! Nem no âmbito pessoal, muito menos político. Aprendi com meus pais a ter posição definida e clara.
Se fosse outrora em que o ex-Presidente tinha 80% de aprovação popular, tinha filas de políticos querendo tirar foto e beijar suas mãos. Os arquivos da imprensa estão cheios dessas recordações para servir de prova. Beijavam às mãos de Lula e Dilma, hoje, as mesmas mãos são usadas para a traíção, para o golpe, para a rasteira covarde, pura e simplesmente.
Mas nas dificuldades políticas, em analogia, todos sabem, os ratos são os primeiros a pularem do barco; esquecem o passado e os benefícios recebidos daqueles que os ajudaram, e negam a história recente, como se ele não tenha existido. Político covarde e demagogo, ambicioso e fanfarrão, "é capaz de matar o pai e a mãe pelo poder, e cinicamente, chorar no velório alegando ser filho órfão".
Se o ex-presidente tiver cometido algum mal feito e se for comprovado, também deverá ser punido como todos os demais, sem regalias e de forma imparcial do ponto de vista jurídico, assegurado a sua ampla defesa.
Agora não faço pré-julgamentos para não cometer injustiças, cassando ao bel prazer e por interesses, como estão fazendo, os seus direitos a esclarecimentos.
Vamos aguardar o desenrolar das investigações até o seu exarar final.
Sobre o Governo, está muito ruim, economia em frangalhos, comprovação de corrupção em alguns órgãos (inclusive têm várias pessoas presas como citei anteriormente) e erros políticos, de gestão que culminaram nesta crise que estamos vivenciando.
Repito, defendo o Estado Democrático de Direito e será através dele, com certeza, que o povo brasileiro vai encontrar a saída para esta crise que tem abalado nossas instituições.
O Brasil é maior que tudo isto. E sairemos das adversidades, das crises, com vitória em prol da coletividade.
Já vivemos outros problemas, no passado, depois delas saímos melhores. Mais fortes e com uma democracia mais sólida ainda.
Respeito a opinião de todos! Não concordo com a intolerância de alguns oportunistas, registre-se, em não respeitar as opiniões diversas, que democraticamente tem o direito de se manifestar publicamente.
E o tempo é o senhor da razão!
Que Deus abençoe o Brasil!
Patrícia Aguiar.
Cidadã e Prefeita de Tauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário