segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Volume de água útil do São Francisco aumentou, após chuvas

Uma reunião de avaliação e monitoramento sobre a redução da vazão do Rio São Francisco foi realizada na manhã desta segunda-feira (25), com a participação da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh), onde foi informado o aumento do volume de água armazenada nos reservatórios de Sobradinho e Três Marias.
Segundo a Semarh, o  aumento foi causado pelas chuvas que vem acontecendo desde o início de janeiro. Neste período, o volume de água útil no reservatório de Três Marias subiu de 7% para 28%. Já Sobradinho subiu de 2% para 8%. Ainda assim, durante a reunião, a Agência Nacional de Águas (ANA), como precaução, optou, em acordo com as entidades que integram o fórum de discussão, manter a vazão mínima de 800m³/s até o dia 31 de março.
“A ANA está tendo o cuidado preventivo para assegurar o volume de água útil dos reservatórios até o mês de novembro”, conta o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha.
As reuniões de avaliação acontecem por videoconferências às segundas-feiras, com a participação de representantes da ANA, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRS), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Operador Nacional do Sistema Elétrico, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf), Ministério Público Federal  e de gestores Estaduais de recursos Hídricos, como a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh).


Nenhum comentário:

Postar um comentário