quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Coelce registra mais de seis mil raios no Ceará em 2016

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce registrou, nos primeiros 19 dias do ano, 6.202 raios em todo o Estado do Ceará, um aumento de cerca de 60% em relação ao mesmo período de 2015, quando ocorreram 3.906 descargas elétricas.
Santa Quitéria foi o município com maior incidência de raios (421); seguido de Tabuleiro do Norte, com 279; e Independência, com 266 raios. Em 2015, foram registradas 141.316 descargas atmosféricas em todo o Estado, a maioria delas (9.545) no município de Granja.

A Coelce monitora constantemente as descargas atmosféricas no Ceará em seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.
O sistema identifica o local da queda do raio na rede elétrica e também prevê tempestades, minimizando, consequentemente, o  tempo de atendimento das equipes. Além disso, o monitoramento permite identificar as áreas de maior incidência de raios, otimizando a instalação de equipamentos de proteção da rede elétrica contra descargas.
O Sistema de Monitoramento de Raios da Coelce tem acesso gratuito e ilimitado pela internet (www.zeus.iag.usp.br), oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.
Veja cuidados durante tempestade:
Dentro de casa: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica. Evitar consertos de instalações elétricas e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Fora de casa: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário