quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ceará, Maranhão e Piauí firmam parceria para desenvolver turismo da Rota das Emoções


O governador Camilo Santana e os governadores do Maranhão, Flávio Dino, e do Piauí, Wellington Dias, assinaram nesta terça-feira (26), em São Luís, o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS). Criada para desenvolver o turismo da Rota das Emoções, a entidade é um consórcio público que compõe destinos dos três estados. A assinatura inicia as ações para a efetiva retomada do desenvolvimento do roteiro que abrange paraísos naturais e passa por 14 cidades dos três estados.


A atuação da ADRS compreende a promoção e o apoio a comercialização de produtos turísticos, a qualificação da mão de obra do setor, e o fortalecimento dos municípios integrantes. "Estamos falando de regiões - Jeri, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses - que estão entre as mais belas do planeta. De forma integrada, podemos transformá-las entre as mais visitadas também”, destacou o governador Camilo Santana.




Camilo ressaltou que essa pactuação entre os estados é muito importante para que se possa preservar e divulgar a região para o mundo. “Além disso, a Rota das Emoções vai ajudar a melhorar a infraestrutura, estimular o turismo e qualificar a mão de obra entre os municípios envolvidos", disse o governador, que citou ainda a construção do Aeroporto de Jericoacoara, em Cruz, que será inaugurado este ano.

A efetivação do contrato é o resultado das discussões iniciadas durante o Salão da Rota das Emoções, em Jericoacoara (CE), em 2015. Em setembro, o Maranhão sediou o encontro de apresentação do novo plano de ação da agência, que é um braço executivo do Consórcio Público do Norte dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, criado em 2007.

"Foi um evento muito importante para que a agência possa reativar um calendário de atividades para a Rota das Emoções. Acreditamos muito que temos um grande caminho de aquecer o mercado interno do turismo. É um destino turístico único, que oferece atrativos que só existem nessa região, desde Jericoacoara, passando pelo Delta do Parnaíba e chegando aos Lençóis Maranhenses", afirmou Flávio Dino, governador do Maranhão. Ele citou que a Rota das Emoções participará de eventos em Berlim (Alemanha) e São Paulo para divulgar a região.

A Rota
A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. No Ceará, o roteiro integra os municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. No Maranhão, as cidades de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. E no Piauí, Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. "Teremos investimentos importantes em infraestrutura no Piauí, Ceará e Maranhão, como estradas e aeroportos, e em áreas como segurança, saúde e qualificação de mão de obra. Vamos divulgar mais a região para atrair novos turistas", ressaltou o governador do Piauí, Wellington Dias.

Estrutura
Além da retomada das negociações, o Governo do Ceará também investiu em infraestrutura em prol da Rota das Emoções. Em Barroquinha, a CE-187 foi pavimentada no trecho que vai à Praia de Bitupitá, que também receberá urbanização. Em Camocim e em Chaval, estão em elaboração os projetos do Parque Urbano de Camocim e do Porto dos Mosquitos, respectivamente.

Em Cruz, o acesso entre a CE-085 e a Praia do Preá está sendo pavimentado. Além disso, a Praça de Eventos do Preá deverá ser urbanizada. Para Jijoca, há o projeto da cerca do Parque Nacional de Jericoacoara.

No Maranhão, a construção da estrada que ligará Paulino Neves a Barreirinhas, iniciada em outubro, já atingiu 30% de execução e deve ser entregue em março. A estrada permitirá que os turistas percorram um trajeto menor entre Jericoacoara (CE) e as cidades dos Lençóis Maranhenses.



Municípios


Barroquinha
Município litorâneo situado na divisa com o Piauí, é a ultima praia do extremo oeste do Estado do Ceará. Possui litoral de aproximadamente 25 km de praias selvagens, marcadas por acidentes geográficos que tornam a região agradável, de beleza singular, apta para o turismo de base familiar e promoção de esportes radicais. A Praia de Bitupitá é a mais conhecida, mas o turista também pode aproveitar a Praia Nova, o Pontal das Almas e a Barra dos Remédios. Barroquinha está a 90km da cidade de Parnaíba e a 110km de Jericoacoara.

BITUPITA BARROQUINHA

Ações


A CE-187, que liga a sede de Barroquinha à Praia de Bitupitá, foi inaugurada no fim de 2015, facilitando o acesso ao local, que deve alavancar o turismo da região. Também será feira a urbanização da orla de Bitupitá, que trará inúmeros benefícios para a população. O projeto da nova orla conta com espaço fixo para manifestações culturais, recuperação da via principal, instalação de bancos de madeira e implantação de vegetação típica local.

Camocim
Cidade de quase 70 mil habitantes que possui muitas possibilidades de se desenvolver por meio do turismo. É o maior litoral do Ceará, com mais de 62km de praia. O município possui ainda lagos, lagoas, dunas, falésias, mangues e coqueirais. Por essa razão, o turismo se destaca por pessoas que buscam o lazer em atrativos naturais. A cidade conta com restaurantes que oferecem uma rica gastronomia à base de frutos do mar. Os fortes ventos são excelentes para prática de esportes náuticos, principalmente o windsurfe e kitesurfe. A Ilha do Amor, a Praia de Tatajuba, a Praia das Barreiras e o Estuário do rio Coreaú são os destinos mais procurados.

RCAMOCIM TATAJUBA

Ações

A missão do município de Camocim, eleita no planejamento estratégico, é “proporcionar bem estar socioeconômico através do desenvolvimento sustentável, apoiado principalmente no turismo”. O Parque Urbano de Camocim é uma das ações que permitirão que tal missão seja atingida com êxito. O Projeto Estruturante Parque Urbano de Camocim abrange o pátio de manobras da antiga RFFSA, a Estação Ferroviária do município, a Casa do Engenheiro Privat e três residências, todas pertencentes ao mesmo conjunto arquitetônico. O empreendimento promete recuperar as áreas deterioradas à beira-mar, tornar-se relevante atração turística, exaltar o patrimônio cultural da cidade, ajudar a preservar o meio ambiente e gerar nichos de esporte, lazer e entretenimento.

Chaval
Localizado no extremo norte do Estado, o município é banhado pelos rios Timonha e Ubatuba e compõe as Áreas de Preservação Ambiental (APAs) do Delta do Parnaíba e da Serra da Ibiapaba. Ocupa uma área equivalente a 238 km², com uma população estimada de 13.348 habitantes. Sua economia fundamenta-se na produção do sal, agricultura de subsistência e o comércio local. No entanto, é no turismo que o município aposta para o desenvolvimento local.

Ações

O município de Chaval fica na rota do turista que visita Jericoacoara. A principal ação para o município é a urbanização do Porto do Mosquito, que tem como objetivo proporcionar à população local um espaço agradável para a prática de esportes ao ar livre, para a contemplação da paisagem natural e para a diversão das crianças, além de prolongar a estadia do turista no município.

Cruz
Ao lado de Jijoca de Jericoacoara, o município de Cruz tem grandes atrativos turísticos, como a Praia do Preá e a Lagoa Azul, bem conhecida por quem vai a Jeri. Hoje é um dos melhores lugares do mundo para a prática do kitesurfe. Nos últimos anos, tornou-se um destino turístico internacional e não vive mais só da popularidade de Jericoacoara. Os fortes ventos; a direção, o comprimento e a altura das incessantes ondas; a temperatura; e ausência de barreiras físicas fazem da Praia do Preá um local perfeito à prática não só do kite, como também do windsurfe. Na cidade, é possível encontrar escolas e oficinas de consertos para os materiais desses esportes.

Ações
A pavimentação da via de acesso entre a CE-085 e a Praia do Preá teve ordem de serviço assinada no início deste ano. A estrada tem cerca de 13km de extensão e é o principal acesso à Praia de Jericoacoara. Outra ação para a cidade é o projeto de urbanização da Praça de Eventos do Preá. É em Cruz também que está sendo concluído o Aeroporto de Jericoacoara, que deve começar a operar este ano.

Jijoca de Jericoacoara
A cidade é conhecida por ter uma das praias mais lindas do mundo, Jericoacoara, que, rodeada de dunas e coqueirais, possui águas azuis, cristalinas e de temperatura agradável, ideais para os amantes dos esportes náuticos. O vento forte pode chegar até 40 Knots. A Pedra Furada, com um arco esculpido pelo mar nas rochas, e a Duna Por do Sol, excelente mirante, são as atrações turísticas mais importantes do município. Jericoacoara possui cerca de 130 meios de hospedagem, com uma vasta variedade que vai de hotéis padrão cinco estrelas a pousadas que ainda conservam as características da vila de pescadores. A cidade recebe uma média de 500 mil visitantes por ano.

R JERICOACOARA

Ações
Para Jijoca, está em análise o projeto da cerca do Parque Nacional de Jericoacoara, que terá também quatro bolsões de estacionamentos, a definição de três caminhos de acesso ao parque e a construção de uma escadaria que dará acesso à Pedra Furada. O projeto tem como principal objetivo preservar as características da Vila de Jericoacoara e do Parque Nacional,mantendo o principal atrativo de Jeri: sua simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário