terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Caldeirões é o primeiro açude do Ceará a sangrar em 2016, diz Cogerh

As chuvas que banharam o Ceará nos últimos dias trazem esperança para moradores e agricultores de Saboeiro, na Região do Alto Jaguaribe: o açude Caldeirões atingiu o seu limite máximo de armazenamento de água nesta terça-feira (19), de acordo com Boletim da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).

Mas a situação ainda é considerada crítica em outras regiões do Estado: dos 153 reservatórios monitorados pela Cogerh, 136 estão com volume inferior a 30% da capacidade de armazenamento. Das 12 bacias hidrográficas do Ceará, a que se encontra em pior situação hídrica é a do Baixo Jaguaribe, cujos açudes acumulam 0,25% do volume. Já a Bacia do Alto Jaguaribe é a que apresenta maior nível de armazenamento: 26,65%.
O Castanhão, principal açude que abastece a Grande Fortaleza, registrou queda no volume de água armazenada. Segundo a Cogerh, o Castanhão perdeu 18,9 milhões de metros cúbicos de água entre 18 e 15 de janeiro. Atualmente, o volume do açude é de 10,45% da capacidade total de armazenamento. Atualmente, os açudes do Ceará têm média de volume 11,8%
Previsão de chuvas
Nesta quarta-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai divulgar a previsão para a quadra chuvosa do Ceará em 2016. De acordo com estudos preliminares, o estado deve ter pouca chuva em todas as suas regiões devido à forte atuação do fenômeno El Niño. Em se confirmando as previsões, o Ceará vai ter o quinto ano consecutivo de estiagem.
As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%. A categoria abaixo da média histórica para período de dezembro a fevereiro no estado corresponde a chuvas de 0 a 203 milímetros. Precipitações de 203 a 312 milímetros são consideradas em torno da média; caso chova 312 milímetros ou mais, a categoria é acima da média. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário