quarta-feira, 10 de junho de 2015

Deputados lamentam morte de Welington Landim

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), lamentou a morte do deputado Welington Landim (Pros) na manhã desta terça-feira (09/06). A Casa decretou três dias de luto e levantou as sessões plenárias de hoje (09/06) e quarta-feira (10/06).

“Ao longo de cinco mandatos como parlamentar, Welington Landim deu grandes contribuições ao estado do Ceará por meio dos grandes debates que promoveu e dos projetos apresentados”, ressaltou Zezinho Albuquerque.
O presidente destacou ainda a trajetória política do parlamentar, que presidiu a Assembleia Legislativa entre os anos de 1999 e 2002. “Seu legado é marcante para os cearenses, sobretudo para a população da região do Cariri, que tão bem representou nesta Casa. Que Deus dê forças à sua família, amigos e apoiadores para enfrentar este momento”.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), afirmou que “o Ceará está triste com a morte de um grande homem público, médico e político experiente, que era tratado como “professor” pelos colegas parlamentares”. Já o vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Júlio César Filho (PTN), lembrou que tinha uma relação próxima com Welington Landim. “Eu o chamava de professor, pois me inspiro bastante em suas posições políticas”, disse.

O deputado Fernando Hugo (SD) ressaltou a “figura cativante” de Welington Landim. “Era um profissional altruísta e deu aula de cidadania e audácia legislativa em seus cinco mandatos. Não apenas o Cariri, mas todo o Ceará sentirá sua ausência”, afirmou.

O deputado Carlomano Marques (PMDB) também enalteceu a atuação de Welington Landim. “Seu trabalho, coragem, afinco e tino político o fazem merecer que o Ceará se imposte perante sua história”. Os deputados Moisés Braz (PT) e Dra. Silvana (PMDB) consideraram a morte do parlamentar uma fatalidade. Já Augusta Brito (PCdoB) lamentou a grande perda e solidarizou-se com a família do deputado. 

O papel de líder político desempenhado pelo parlamentar foi ressaltado pelo deputado José Sarto (Pros). “Ele fez uma grande gestão enquanto presidente da AL”, avaliou, destacando ainda a luta de Welington Landim pela transposição do rio São Francisco e a implantação da Região Metropolitana do Cariri.

Já Robério Monteiro (Pros) disse que Welington sempre lutou pela região do Cariri e que o parlamentar tinha orgulho do trabalho do filho dele, Guilherme Landim, atual prefeito de Brejo Santo. Para o deputado Ely Aguiar (PSDC), Welington Landim “teve uma passagem muito positiva na política estadual, olhando bastante para o interior do Estado, e sua ausência será sentida fortemente”, salientou.

O deputado Tomaz Holanda (PPS) frisou que o parlamentar era “um homem de bem e um grande amigo”. O deputado Carlos Felipe (PCdoB), ressaltou que Welington Landim tornou-se uma referência política na região.
A conduta de Welington nos debates da Casa foi lembrada pelo deputado Heitor Férrer (PDT). “Era um deputado extremamente elegante e sempre pautou os debates com seus pares de maneira altiva e responsável. Além disso, no plano pessoal, era uma pessoa querida por todos”, disse.

Para o deputado Roberto Mesquita (PV), a morte de Welington é “uma perda inesperada e abrupta de um dos maiores líderes contemporâneos”. A deputada Rachel Marques (PT) lamentou a morte do parlamentar, ressaltando que ele estava em um grande momento da vida dele.
PE/GS

Nenhum comentário:

Postar um comentário