quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ely Aguiar sugere criação de fórum permanente de debate sobre a seca

Durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (05/02), o deputado Ely Aguiar (PSDC) pediu apoio para o projeto de indicação que pretende apresentar após a formação das comissões técnicas. Segundo informou, o projeto proporá a criação de um fórum permanente de debate sobre os recursos hídricos e reuniria, além de parlamentares, também representantes e técnicos de todos os órgãos do Governo do Ceará.
“Nós formaríamos esse fórum permanente que, a cada semestre, após diagnosticado o problema, elaboraria sugestões e apresentaria soluções que seriam encaminhadas ao Governo e apresentadas à população”, assinalou. Ely Aguiar afirmou que, apesar dos esforços do ex-governador Cid Gomes para tentar minimizar os efeitos da estiagem, há muito a melhorar, como demontra o problema da contaminação da água dos carros-pipas. “A população consumia água poluída. Não é feita nenhuma análise antes de colocar essa água no carro-pipa”, observou.
Em aparte, o deputado Moisés Braz (PT) endossou a preocupação do parlamentar, ressaltando que o Estado vive hoje uma calamidade pública. “Quero lhe parabenizar e lhe dar total apoio a seu projeto”, disse.
O deputado Roberto Mesquita (PV) lembrou que a falta de água é pauta diária no País, uma vez que o estado mais populoso do País, São Paulo, enfrenta hoje uma grave crise hídrica, e sugeriu que a iniciativa de criar o fórum deveria ultrapassar as fronteiras do Ceará. “Quero parabenizar (o parlamentar) pela ideia e por levantar um tema que é pauta recorrente no Brasil”, enalteceu.
O deputado Evandro Leitão (PDT), líder do Governo na Casa, disse que a preocupação em relação à questão hídrica procede e que a atenção especial a essa área é um compromisso do governador Camilo Santana. O deputado Odilon Aguiar (Pros) também reforçou a situação crítica pela qual passa o Estado, mas afirmou que, em todos os municípios, muito foi investido na implantação de poços e cisternas de placas, ações essas que buscam minimizar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário