quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Choveu em 130 municípios cearenses


O município de Pires Ferreira (microrregião de Ipu),312,9 km de Fortaleza, registrou sua primeira chuva do ano, com índice pluviométrico de 91 milímetros, entre quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Antes disso, os postos da cidade estavam zerados.

Além de registrar a primeira chuva, Pires Ferreira também alcançou o maior índice pluviométrico da madrugada, entre os 130 municípios cearenses que registraram chuva. Em seguida, com maiores índice, estão Saboeiro (80 mm), Icó (77 mm), Ibiapina (75 mm) e Redenção (71.6 mm).

Segundo o metereologista Davi Moncunill, o aumento das chuvas nesta semana é ocasionado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical, principal causador de chuva no Ceará. “A partir de amanhã deve reduzir bem mais, pois a zona de convergência deverá migrar para o hemisfério Norte”, explica.

A maior chuva de 2015, no Ceará, foi registrada no dia 4 de janeiro, em Fortaleza (132 mm). A segunda maior chuva do ano foi em Beberibe, também no dia 4 de janeiro, em que foram registrados 115 mm. No caso do índice acumulado, Beberibe lidera, com 191 mm em janeiro.

Em Pires Ferreira, a maior chuva apontada pela Funceme é uma registrada em 2014, quando foi registrado 154 mm. 

Previsão
Até o fim do dia, a Funceme prevê chuvas em várias regiões cearenses, mas nesta sexta-feira, 6, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai para o norte, reduzindo as áreas de instabilidade atmosférica sobre o estado. Predomínio de céu parcialmente nublado no Ceará. Mesmo assim, há possibilidade de chuva isolada no litoral, neste fim de semana.

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário