quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Tocha olímpica irá percorrer 20 mil km e 250 cidades de todos os estados do Brasil


O Comitê Rio 2016 lançou nesta quinta-feira o revezamento da tocha olímpica no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O revezamento começará em maio de 2016, com duração de 90 a 100 dias. Ela irá percorrer 20 mil quilômetros, contando com 250 cidades brasileiras. Entre elas vão estar todas as capitais estaduais e o Distrito Federal. A tocha será carregada por cerca de dez mil pessoas e, como é tradição, a "chama" olímpica será acesa no começo de maio de 2016, na cidade de Olimpia, na Grécia, berço dos Jogos Olímpicos.


A tocha vai circular durante uma semana pela Grécia até chegar na capital Atenas. Por lá, um representante do Brasil receberá a chama que será trazida para o país. Ainda não há data marcada para que a tocha seja acesa, tampouco foram divulgados data e local de chegada ao Brasil. As cidades que receberão o revezamento da tocha serão divulgadas em maio deste ano.

Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman disse que participar do revezamento da tocha no Brasil será a maior emoção de sua vida, superior até ao que aconteceu em 2004, quando recebeu a tocha das mãos de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, para trazê-la ao Rio de Janeiro.

- Carreguei a tocha inúmeras vezes desde 1992, e até então o momento mais especial foi quando recebi de Nelson Mandela na cela em que ele esteve preso. Tenho certeza de que aqui, no Brasil, (o revezamento) será feito com mais emoção. Significa que vencemos esta batalha que é sediar uma Olimpíada em nosso país - disse Nuzman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário