quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Camilo Santana anuncia sexta segundo escalão

Após um mês de espera, o governador Camilo Santana (PT) deverá anunciar nesta sexta-feira (30), o segundo escalão de seu governo. Apesar de nos bastidores as apostas irem no sentido de que os convocados possam ter um perfil mais técnico, espera-se que, assim como no primeiro escalão, grupos políticos e apadrinhados sejam nomeados.
Entre os principais órgãos, cujos gestores devem ser anunciados estão: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado (Sohidra), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Controladoria-Geral de Disciplina (CGD), além de hospitais com gerência do Estado. Amanhã, Camilo deverá anunciar, ainda, nomes de  secretários adjuntos e executivos das secretarias que compõem a administração.
Para a imprensa, o secretário de Segurança Pública, Delci Teixeira, chegou a afirmar que, na CGD, o novo titular deve ser um delegado federal. Segundo apuração de O Estado, na Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o novo secretário adjunto será Felipe Pinheiro, já para o secretário executivo, está fechado Wilson Brandão. Na Superintendência da Semace, a expectativa é que continue no cargo José Ricardo Araújo Lima.
VAGA NO GOVERNO CAMILO
O deputado federal José Airton Cirilo (PT) informou que, até agora, o governador Camilo Santana não indicou nenhum político ligado à sua corrente política para exercer cargo público. “Nós estamos ajudando muito o governador e esperando que pessoas de nossa corrente política sejam escolhidas para compor o governo”, afirma. A expectativa do parlamentar é pela composição do segundo escalão do governo, ainda não divulgado. 
Sem nomeação
Vale ressaltar que apenas a equipe da segurança pública foi anunciada pelo governador. Portanto, empresas e entidades públicas seguem com comandos interinos e funcionários exonerados, desde 1º de janeiro, porém trabalhando normalmente e, alguns, sem receber seus salários. Segundo informações da Cogerh, todos os funcionários comissionados estão exonerados, e mesmo sem definição com relação aos “sem salários”, estes continuam exercendo os postos cotidianamente.
A informação do órgão é confirmada através de um “Ato Conjunto de Exoneração” disponível no site da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), onde diz: “OS SECRETÁRIOS DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas respectivas competências e atribuições que lhes foram delegadas pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Ceará (...), RESOLVEM EXONERAR todos os servidores ocupantes de Cargos de Provimento em Comissão do Poder Executivo do Estado do Ceará, a partir de 1º de janeiro de 2015”. 
MESMA SITUAÇÃO
Encontram-se na mesma situação, outros órgãos de segundo escalão, como a Empresa de Portos, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência Reguladora do Estado (Arce), Metrofor, Escola de Saúde Pública, Semace e órgãos ligados ao desenvolvimento agrário e agricultura, entre outros.
“E qual a pressa?”, indagou à imprensa o governador, no último dia 14, quando foi questionado sobre os nomes. Camilo será o último governador do País a anunciar o segundo escalão de seu governo. Porém, de acordo com o chefe do Executivo, em todas as secretarias e em todos os órgãos tem gente respondendo.
O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário