sábado, 8 de novembro de 2014

Mundo está à beira de nova guerra fria, diz Gorbachev

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev afirmou neste sábado (8), durante celebração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim, que o mundo está próximo de uma nova Guerra Fria.
"O mundo está à beira de uma nova Guerra Fria. Alguns estão até dizendo que ela já começou", disse. "O derramamento de sangue na Europa e no Oriente Médio em contraposição ao fracasso do diálogo entre as grandes potências é de enorme preocupação", afirmou Gorbachev, responsável pelas reformas nos anos 80 que levaram ao fim do comunismo no leste europeu.
Segundo ele, potências ocidentais, como os EUA, propagaram o "triunfalismo" de ter vencido a Guerra Fria no começo dos anos 90, mas têm fracassado na diálogo para pôr fim a conflitos em lugares como Síria, Iraque e Ucrânia.
"Quem sofre mais com o que está ocorrendo? A resposta é uma só: a Europa. A Europa vai se enfraquecer e se tornar irrelevante se isso continuar."

Gorbachev deu a declaração num evento no Portão de Brandemburgo, um dos símbolos da reunificação da Alemanha pós-queda do muro, em 1989. O ex-líder soviético tem sido, até agora, a principal figura pública das festividades dos 25 anos da queda do Muro de Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário