segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Assistente de líder do Estado Islâmico é morto, diz TV estatal

BAGDÁ (Reuters) - Um assistente do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, foi morto em um ataque aéreo perto da cidade iraquiana de Falluja, relatou a televisão estatal do Iraque nesta segunda-feira.
O canal de TV identificou o homem como Abu Huthaifa al-Yamani, mas não disse quando o ataque aconteceu, nem deu mais detalhes. Não foi possível confirmar a morte de imediato, nem se Yamani era um auxiliar de Baghdadi.
Autoridades de segurança iraquianas tampouco confirmaram a morte.
“Não temos nenhuma informação para corroborar os relatos vindos do Iraque de que Baghdadi também foi morto ou ferido”, disse o coronel Steve Warren, porta-voz do Pentágono, a repórteres, reconhecendo as reportagens conflitantes da mídia local.
As descrições contraditórias surgiram no Iraque na esteira de ataques aéreos dos Estados Unidos na noite de sexta-feira.
O Estado Islâmico, que tomou parte do norte iraquiano em junho sem enfrentar nenhuma oposição do Exército do país, declarou um califado nas porções do Iraque e da Síria que controla.
Falluja é um reduto do Estado Islâmico a oeste de Bagdá, na província de Anbar, coração do território sunita.
Os EUA e seus aliados lançaram uma série de ataques aéreos contra o Estado Islâmico ao longo do fim de semana, sendo 23 na Síria e 18 no Iraque, desde a sexta-feira, afirmou o Comando Central dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário