sábado, 21 de dezembro de 2013

Veja destaca Eunício Oliveira entre os 3 melhores do País

O senador Eunício Oliveira (PMDB), pelo segundo ano consecutivo, tem seu nome confirmado pela revista Veja, como um dos três melhores parlamentares do Brasil. Em 2013, Eunício aparece em terceiro lugar na publicação semanal e sua nota foi de 8,3. Na avaliação de 2012 o peemedebista se consagrou em primeiro lugar. 
O ranking dos parlamentares é feito anualmente com a colaboração do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). 
Este é o terceiro ano consecutivo, que a Veja publica o que chama de "ranking do progresso", a partir do posicionamento de deputados federais e senadores em relação a propostas de ajuste na legislação brasileira capazes de contribuir para a consolidação de um país mais moderno e competitivo, segundo os critérios da revista e da Editora Abril. 
A Uerj se debruçou sobre 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013. Classificou, então, aquelas que se enquadravam, favorável ou desfavoravelmente, nos nove temas predeterminados: Carga tributária; Infraestrutura; Combate à corrupção; Melhor gestão de gasto público; Sistema educacional universal e eficiente; Marco regulatório claro e respeitado; Simplificação de regras e poda as selva burocrática; Governabilidade e Relações trabalhistas. 
Sobre essa lista, o Necon trabalhou com uma metodologia que desenvolveu levando em conta todas as etapas e caminhos de uma proposição, de sua gênese aos trabalhos dentro das comissões, até o voto final, com peso específico para cada uma das fases. 
Antes, porém, da entrada em cena do Necon, a revista Veja aplicou uma "cláusula de ética" na relação dos parlamentares responsáveis pelas proposições, expurgando aqueles envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa. Para tanto, a revista se valeu de critérios próprios e de levantamentos da Transparência Brasil, organização independente e autônoma comprometida com o combate à corrupção. 

O resultado foi submetido à minuciosa análise do advogado Alexandre Fidalgo, do escritório EGSF, que se aprofundou na situação de deputados e senadores tendo em vista a Lei da Ficha Limpa, que passou a vigorar, em eleições, a partir de 2012, controlando o acesso ao Congresso de políticos desonestos. 
Ao final desse trabalho, VEJA chegou ao ranking dos melhores desempenhos de 2013, encabeçado no Senado por Armando Monteiro (PTB-PE), na Câmara dos Deputados por Onofre Santo Agostini (PSD-SC) e com o nome de Eunício Oliveira na terceira colocação dos senadores. 
Mais um cearense 
O ranking da revista Veja também traz o senador cearense José Pimentel (PT), que ocupa a sexta posição com nota 7,5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário