quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Proposta pode transferir eleições de presidente, governador e prefeito para abril

Uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados pode mudar a época das eleições. A Proposta de Emenda à Constituição 268/13, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), deseja transferir para abril as eleições para presidente da República, governador e prefeito. A ideia é que o 1º turno das eleições ocorra no primeiro domingo de abril e o 2º turno, caso seja necessário, no quarto domingo.
A Constituição estabelece o primeiro e o quarto domingos de outubro para as eleições a esses cargos. Pelo texto, a duração do mandato, de quatro anos, e a posse em 1º de janeiro não foram alteradas.
Fagundes argumenta que as campanhas eleitorais acontecem nos meses de seca em grande parte do País e isso gera “enorme desgaste físico” tanto para o candidato quanto para a população envolvida na política. “Seria prudente que o período eleitoral fosse deslocado para os meses de clima mais ameno, como abril”, afirmou.
Tramitação
A PEC terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada em comissão especial e, depois, no Plenário.

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário