terça-feira, 24 de setembro de 2013

Luizianne Lins não vai sair do PT, diz vereador

O vereador Ronivaldo Maia (PT) afirmou ontem ao O POVO que a ex-prefeita Luizianne Lins, que preside o PT cearense, não vai deixar o partido para entrar no PSB e que os petistas não têm hoje “nenhuma certeza objetiva” de que estarão aliados a Cid Gomes (PSB) em 2014. Já o deputado estadual Dedé Teixeira (PT), que prega a manutenção da aliança com o governador, diz que Luizianne está tornando a discussão “muito pessoal” e, com isso, desgastando o partido. Sobre isto, o deputado federal Eudes Xavier, partidário de Luizianne, diz que a “aliança cega” com Cid é que prejudica o PT.  
“A Luizianne é uma pessoa de grupo. Quem a conhece sabe que ela não se movimenta apenas pelo seu individual. A Luizianne não vai sair do PT. Ela não faz nenhum movimento que dê a entender que vá sair do PT”, disse Ronivaldo, colega de Luizianne na corrente petista Democracia Socialista (DS) e líder da prefeita na Câmara Municipal durante sua gestão.

Segundo Ronivaldo, o convite da direção nacional do PSB para que Luzianne concorra ao governo do Estado em 2014 é ferramenta de pressão dos irmãos Sérgio e Eliane Novais, expoentes da chamada ala história do PSB, contra Cid Gomes, que preside o PSB no Ceará e já fala em abandonar a legenda por não concordar com a candidatura de seu presidente nacional, Eduardo Campos, à sucessão de Dilma Rousseff. “O que existe aí é a tentativa dos Novais de pressionar o governador. Como os Novais estão torcendo para os Gomes saírem do PSB, ficam colocando lenha na fogueira”, diz Ronivaldo.
 
Reeleger Dilma
Na última sexta-feira, Luizianne declarou que iria analisar o convite do PSB junto com seu grupo no PT, que defende o rompimento com Cid. Pelo lado do PT que defende permanecer com Cid, o deputado Dedé Teixeira observa que o apoio do governador à reeleição de Dilma tem mais importância do que disputas estaduais. “A eleição para presidente é mais importante do que qualquer outra eleição. O Cid é um grande cabo eleitoral, defensor da reeleição da Dilma (...) É uma posição muito pessoal dela [Luizianne]. Essa discussão desgasta a imagem do PT”. 

Eudes Xavier, membro da Democracia Socialista assim como Ronivaldo e Luizianne, discorda de Dedé. “O que prejudica é a bancada do PT na Assemble, com a exceção do Antônio Carlos, dizer amém a tudo que é errado do governo Cid. Isso sim é uma posição que desagrega a militância do partido. A linha auxiliar que quer aliança com o Cid é porque tem benefícios, tem cargos. Nenhum deles tem coragem de fazer a crítica que é necessária fazer à família Ferreira Gomes”. 
 Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Luizianne Lins declarou na última sexta-feira, durante debate entre candidatos à presidência do PT, que vai avaliar convite para concorrer ao governo do Estado em 2014 pelo PSB. Anúncio foi criticado por petistas que desejam manter aliança com Cid Gomes e por quem defende o rompimento do PT com o governador.

O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário