sexta-feira, 19 de julho de 2013

Deputados do PMDB cearense apoiam redução dos ministérios


Parlamentares federais cearenses do PMDB apoiam a proposta do partido, a nível nacional, feita pelo presidente da Câmara dos Deputado, Henrique Eduardo Alves, de redução do número de ministérios do Governo Dilma Rousseff (PT), dos atuais 39 para 25, como forma de reduzir os custos com a máquina pública. Segundo o deputado Danilo Forte (PMDB), ele e outros deputados peemedebistas do Ceará participaram da reunião da legenda em que a ideia foi proposta, no início de julho, e foram consultados previamente acerca dela.

Forte afirma que, durante o encontro, todos os parlamentares cearenses foram de acordo com a proposta sugerida pelo presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), o qual promoveu a reunião com a bancada do partido, noticiada na última quarta-feira, após um jantar na residência oficial do presidente da Câmara. "A máquina pública custa R$ 611 bilhões. É um preço muito elevado. É quase metade do Orçamento Federal deste ano (R$ 2,14 trilhões)", justificou, avaliando que a diminuição significa mais investimentos.

Exemplo

De acordo com o parlamentar cearense, a proposta do PMDB é fundir alguns ministérios que pertencem a mesma área. "Nos setores de Direitos Humanos e Sociais, por exemplo, têm cinco ministérios que poderiam ser fundidos em um só. No de Transportes, tem quatro que também poderiam virar um", citou. Danilo Forte afirma que a legenda estaria, inclusive, disposta a perder alguns dos cinco ministérios que possui, como o da Aviação Civil, na reformulação das Pastas da área de Transportes.

A proposta do PMDB, no entanto, não teve grande receptividade no Governo Federal. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, após a manifestação do peemedebista, disse não ver possibilidade de redução do ministério. "Não consigo vislumbrar nenhuma modificação na estrutura de Governo feita pela presidenta Dilma", disse a ministra, que é responsável pela articulação política do Governo. "Eu quero inclusive avaliar, quero perguntar melhor para o PMDB no que consiste esta proposta", acrescentou.

A declaração de Ideli Salvatti foi provocada pela entrevista do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, publicada na edição de ontem do jornal Folha de São Paulo. Na matéria, o peemedebista afirma que há um "consenso" sobre o número "exagerado" de ministérios no Governo. "Com a vontade de enxugar a máquina, de fazê-la mais objetiva, em torno de 25 ministérios, (a equipe) seria do tamanho do Brasil", disse o deputado ao jornal.

Danilo Forte comentou, contudo, que o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), que participou de parte da reunião do início de julho em que a ideia de reduzir o número de ministérios foi proposta, teria repassado as sugestões do partido à presidente Dilma nessa quarta-feira, e que a petista teria ficado de "avaliar". Atualmente, o Executivo é composto por 24 ministérios e outras 10 secretarias e cinco órgãos com status de ministério, dentre eles está a Secretaria dos Portos comandada pelo ministro cearense Leônicas Cristino, indicado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes em nome do PSB. Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário