terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Padilha pede a Renan Calheiros transferência de médicos do Senado para o SUS



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou ao Senado na tarde desta terça-feira (26) para pedir ao presidente Renan Calheiros que os médicos da Casa sejam aproveitados em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal. Padilha também pediu apoio para a aprovação de um projeto alterando a Lei do SUS (Lei 8.080/1990) para regular a responsabilidade sanitária. Na semana passada, Renan Calheiros anunciara a decisão de reduzir o serviço médico do Senado.
O ministro da Saúde disse ter proposto ao presidente do Senado que os órgãos façam um termo de cooperação ou um convênio, incluindo o Governo do Distrito Federal (GDF). Por esse termo, os médicos do Senado, após a extinção do serviço de atendimento ambulatorial que faziam na Casa, poderiam ser aproveitados em serviços do SUS no Distrito Federal.
- Esse é um gesto importante do Senado brasileiro, não só de corte de gastos, mas de pegar essa estrutura que tem e colocá-la à disposição do conjunto da população brasileira, especialmente aqui no GDF – disse Padilha.
Segundo ele, Renan Calheiros respondeu de forma positiva e inclusive já tinha sinalizado nessa mesma direção. O próximo passo, de acordo com o ministro, será conversar com o GDF para identificar quais são os serviços adequados para receber esses profissionais. De acordo com Padilha, seriam 137 profissionais da área da saúde que estão em serviço no Senado, mas nem todos seriam aproveitados no GDF.
- A quantidade de profissionais que vão participar desse programa, dessa cooperação vai depender da conversa com o GDF para identificar quais são os serviços, quais são os hospitais. Porque a demanda do GDF são especialidades de que o SUS precisa muito: radiologista, urologista, gineco-obstetra, psiquiatra, ou seja, (o Senado) poderá dar uma grande colaboração no Sistema Único de Saúde para população do GDF – explicou Padilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário