segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Roberto Cláudio critica falta de contrapartida

O prefeito diplomado de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), afirmou ontem, em entrevista à TV Diário, que o atraso de determinadas obras em Fortaleza se deu pela falta de contrapartida da Prefeitura Municipal de Fortaleza ao firmar convênios nacionais e internacionais. "De nada adianta conseguir captar recursos de órgãos internacionais se a Prefeitura não tem contrapartida para realizar a obra", declarou.

A resposta foi dada à declaração da prefeita Luizianne Lis (PT) de que o próximo gestor encararia uma administração com mais de R$ 1 bilhão em recursos captados para execução de projetos. Ainda segundo ele, após análise do material reunido pela equipe transição, três informações o preocuparam: um possível déficit financeiro do município, dados concretos sobre os terceirizados e andamento dos contratos de licitações da Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com Roberto Cláudio, o levantamento da equipe de transição não está completo, já que alguns números não foram esclarecidos pela atual gestão. Segundo informou, ao ser empossado, ele tentará "organizar as contas da Prefeitura" e fará uma "economia" para, em seguida, viabilizar convênios.

Já no que se refere a supostas críticas apontadas por partidos aliados acerca da composição de seu secretariado, Roberto Cláudio garantiu que, até o momento, nenhuma reclamação lhe chegou diretamente. Para tentar contemplar algumas siglas esquecidas no primeiro escalão, ele promete se reunir com algumas lideranças para discutir a formação do segundo escalão do seu governo.

Sobre as Secretarias Executivas Regionais, o prefeito diplomado disse que é preciso maior proximidade com o gabinete do prefeito e com as demais secretarias da Prefeitura. "Elas acabam sendo como subprefeituras. Primeiro, tem que ter acesso direto ao prefeito. Quero despachar diretamente com os secretários das regionais, dar mais rapidez na resposta à população e integração com outras secretarias", garantiu.

Roberto Cláudio informou que uma das prioridades ao assumir a Prefeitura será a continuidade das obras de mobilidade urbana para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. O primeiro mês de gestão, complementou, será dedicado à visita das obras em andamento. "Os secretários municipais vão visitar as obras e equipamentos de suas áreas", afirmou.

O prefeito diplomado de Fortaleza também declarou que o primeiro momento de sua administração será dedicado a um "banho de loja", para tentar resolver algumas pendências, como lixo nas ruas e problemas na malha viária, que ocasionam os buracos nas ruas. Como ações consideradas de longo prazo, Roberto Cláudio citou a expansão de creches na Capital e melhoria no sistema municipal de educação. "Esses são os carros chefes dos primeiros meses da minha gestão", pontuou.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário