quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CEO Centro é pioneiro no N/NE a atender pacientes com deficiência

Já está em funcionamento no Centro de Especialidades Odontológicas de referência estadual CEO Centro o primeiro serviço de atendimento de alta complexidade do Norte e Nordeste para pacientes com deficiência. Iniciado em 18 de dezembro como atendimento-dia, o serviço conta com equipe formada por dois cirurgiões dentistas, um clínico geral, um médico anestesista, enfermeiras e auxiliares de enfermagem. Com atendimentos às terças e sextas-feiras, os pacientes iniciam o tratamento às 7 horas da manhã, sob anestesia geral no centro cirúrgico, e são liberados no fim da tarde. Durante o atendimento são realizados todos os procedimentos necessários, como extrações, restaurações e limpeza dos dentes. O encaminhamento de pacientes é feito pelos CEOs regionais e municipais.

Em novembro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado iniciou o Planejamento e Discussão da Atenção à Saúde Bucal a Pessoas com Deficiência, com base na criação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, instituída pelo Ministério da Saúde. O Núcleo de Atenção à Saúde Bucal da Sesa apresentou aos diretores dos CEOs do Ceará (municipais, regionais e estaduais) a sistemática de funcionamento do Centro Cirúrgico do CEO Centro. A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência objetiva garantir o atendimento odontológico integral e qualificado a todos os portadores de deficiência. O atendimento é iniciado na atenção básica, pelas equipes de saúde bucal, e referenciado para o nível secundário (CEOs) ou terciário (atendimento hospitalar), nos casos de maior complexidade. A Secretaria da Saúde do Estado já solicitou a adesão de 25 CEOs regionais e estaduais, inclusive aqueles que estão para ser inaugurados. As primeiras adesões deverão ser confirmadas já em dezembro, com a liberação do incentivo.

A atenção especializada é garantida pelos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais). O Ceará conta, atualmente, com 86 CEOs estaduais, regionais e municipais, a segunda maior rede pública de atenção à saúde bucal do país, menor apenas que a do estado de São Paulo, segundo o Ministério da Saúde. Na rede estadual, além dos CEOs localizados em Fortaleza – CEO Centro, CEO Rodolfo Teófilo, CEO Joaquim Távora –, o Governo do Estado já entregou 13 CEOs regionais em Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú, Sobral, Camocim, Ubajara, Russas, Brejo Santo, Caucaia, Crato, Crateús, Itapipoca e Limoeiro do Norte, e serão inaugurados outros cinco em Cascavel, Canindé, Icó, Maracanaú e Quixeramobim.

Como unidades especializadas, que realizam serviços de periodontia, endodontia, instalação de próteses, os três CEOs estaduais na capital recebem pacientes encaminhados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) do município. A exceção são os casos de emergência. No CEO Centro e no CEO Joaquim Távora funciona sem parar, inclusive nos finais de semana e feriados, o serviço de emergência 24 horas.

Nos CEOs regionais que já funcionam no interior do Estado, o encaminhamento de pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feitas na atenção básica. No agendamento, o paciente escolhe data e horário para a consulta ou exame, de segunda a sexta-feira, de acordo com a disponibilidade de vagas. A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município da região de saúde.



Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário