quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Políticos experientes se candidatam ao cargo de vereador


O cargo de vereador é para iniciantes na política, certo? Nem sempre. Alguns nomes que já ocuparam posições de comando como prefeitos, governadores ou ministros - vários deles bem conhecidos do eleitorado - disputam agora uma vaga na Câmara Municipal. Segundo eles, no entanto, a corrida pelo cargo eletivo mais baixo da cidade não significa um retrocesso na carreira. É o que endossa Cesar Maia (DEM), que já foi prefeito do Rio de Janeiro por três mandatos e, nestas eleições, concorre ao cargo de vereador onde construiu sua trajetória política.
- O vereador das grandes cidades tem muito mais poder do que o deputado estadual e mais poder local do que o próprio deputado federal - justifica.
Cesar Maia alega que é preciso abrir espaço para as novas gerações, como o seu filho Rodrigo Maia (DEM), aspirante ao mesmo cargo ocupado pelo pai por 12 anos. O veterano carioca, de 67 anos, afirma que sua principal ambição é ajudar as forças do DEM e do PSDB a voltarem ao governo federal em 2014. Quanto a próximos cargos eletivos, ele prefere não se antecipar.
- No Brasil, quem participa de uma eleição pensando na seguinte tropeça. O próprio patamar de votação será um indicador de futuro. Isso, só saberei no dia 8 de outubro - diz Cesar Maia.
Outro veterano a concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal, só que a de Salvador, é Waldir Pires (PT-BA), ex-ministro da Previdência Social, da Defesa e da Controladoria-Geral da União (CGU), além de ex-governador da Bahia. Aos 85 anos, Pires acredita que sua boa saúde ainda permite que ele contribua para a comunidade local. No entanto, tem dúvida se os eleitores de Salvador têm conhecimento de sua candidatura.
- Quando nós passamos dos 80 anos, praticamente recebemos uma censura por estar pleiteando alguma coisa. Fora de qualquer vaidade, a minha iniciativa foi absolutamente individual dentro do partido, que aceitou a minha candidatura, mas não me diferenciou de qualquer outro vereador quanto ao tempo de campanha na televisão. Nem para revelar a minha experiência de vida - lamenta Waldir Pires.
Ex-governador do Mato Grosso do Sul por dois mandatos (1999 e 2003), Zeca do PT, de 62 anos, também disputa agora uma vaga de vereador na capital, Campo Grande. Ele afirma que sempre se candidatará ao cargo que o partido considerar melhor.
- Não acho que me candidatar a vereador é um passo atrás. Não tenho projeto pessoal, não tenho política como profissão - afirma ele, que é um dos fundadores do partido no estado - Só cheguei aonde cheguei por causa da militância do partido e do apoio do povo. O PT precisa se fortalecer na Câmara Municipal de Campo Grande, por isso estou me dispondo ao cargo.
A estratégia da legenda foi lançar a candidatura do deputado federal e sobrinho de Zeca, Vander Loubet, à Prefeitura de Campo Grande, dominada há duas décadas pelo PMDB. Enquanto isso, o tio aproveita sua popularidade para garantir mais cadeiras para o partido na Câmara.
Até Orlando Silva (PC do B), ex-ministro do Esporte, está na corrida por uma vaga de vereador em São Paulo. Segundo o candidato, que tem como temas principais de campanha a educação e o esporte, este é um bom momento para disputar uma eleição - a primeira de sua trajetória.
- Faço política desde os 15 anos, no colégio. Política, para mim, é vocação. Achei importante trazer meu nome para a candidatura em São Paulo. Acredito que posso acrescentar muito nesta cidade onde moro há 20 anos - conta o baiano - Nunca disputei cargo em uma eleição. Senti que agora era a hora.
Quanto às denúncias de corrupção que o levaram a sair do ministério em outubro de 2011, Silva afirma não ter receio de que elas sejam um empecilho para uma boa votação nas urnas.
- A Comissão de Ética arquivou as denúncias de corrupção por falta de provas. Aonde eu vou, encontro solidariedade das pessoas, que dizem que eu fui vítima de uma injustiça. Então, acho que isso não vai atrapalhar minha campanha - aposta ele - Não penso em outras ambições políticas. Agora, o que eu quero é me eleger e me tornar o melhor vereador de São Paulo, tarefa difícil.
Também miram o cargo de vereador outros políticos de destaque, como Raul Jungmann (PPS), que foi ministro da Reforma Agrária, e Andrea Matarazzo (PSDB), ministro-chefe da Secretaria de Comunicação e atual secretário da Cultura de São Paulo. O primeiro é candidato em Recife, enquanto o segundo tenta se eleger na capital paulista, onde já ficou conhecido como "o xerife da cidade" por ter coordenado as subprefeituras da região, de 2007 a 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário